COPA DO MUNDO 2014

Obras nas trincheiras avançam na Miguel Sutil

Sexta-feira, 13 de julho de 2012 | Publicado às 18h44

A construção da trincheira ajudará na mobilidade urbana, garantindo um fluxo melhor de carros, ônibus e caminhões

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Após o início das obras de mobilidade urbana na Capital, o avanço dos trabalhos é significativo nas principais intervenções realizadas pela Secopa. Com o objetivo de readequar o trânsito e modernizar a cidade para a Copa do Mundo da Fifa 2014, as obras das trincheiras ficarão prontas até o final de 2013.

Nos cinco pontos de intervenção total na Avenida Miguel Sutil, a população que transita nas imediações dos bairros Verdão, Santa Rosa e nas avenidas Jurumirim/Trabalhadores e Ciríaco Cândia observam escavações profundas, construção de muros de contenção, drenagens e obras complementares.

Durante os próximos dois anos, período que antecede a Copa em Cuiabá, outras intervenções irão ocorrer na Capital. No próximo mês será iniciada a construção das obras de artes (trincheiras, viadutos e ponte), licitadas no modelo RDC juntamente com o novo modal de transporte público, o Veículo Leve sobre Trilhos.

O cronograma das obras das trincheiras e dos preparativos para o VLT está dentro do estipulado pela secretaria juntamente com os consórcios. Os avanços nas operações estão acontecendo por toda a extensão da Avenida Miguel Sutil e com o início do VLT se estenderá nas avenidas Fernando Correa, FEB e Historiador Rubens de Mendonça, disse o secretário da Secopa, Mauricio Guimarães.

TRINCHEIRAS

A construção das trincheiras ajudará na mobilidade urbana e o reordenamento do tráfego ao longo da Miguel Sutil, garantindo um fluxo melhor de carros, ônibus e caminhões, além de aumentar a segurança do trânsito no local.

As obras de trincheiras consistem em alargamento das duas faixas de pista já existentes que serão usadas para acessar os bairros. Uma nova pista está sendo construída no centro da via para o condutor fazer um mergulho, onde os carros passarão por baixo das rotatórias já existentes, subindo novamente até voltar ao nível normal da pista.

Trincheira Ciríaco Cândia (Mário Andreazza)

A trincheira Mário Andreazza está sendo construída no cruzamento da avenida Miguel Sutil com a avenida Ciríaco Cândia, nos bairros Santa Isabel e Cidade Verde. Ela faz parte do plano B de locomoção entre aeroporto-arena e aeroporto-rede hoteleira.

A fase de drenagem está praticamente concluída e as a obras se concentram na construção do muro de arrimo e continuação das escavações. A conclusão da trincheira está prevista para ao início de 2013.

Trincheira Verdão

As escavações nas imediações da rotatória do bairro Santa Isabel continuam avançando. Com 460 metros de extensão, a interdição atende a necessidade de edificar o primeiro trecho da construção da trincheira. Após essa primeira etapa as obras atingem a continuação da Avenida Miguel Sutil.

Trincheira Santa Rosa

A implantação desta trincheira visa revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros da capital, entre eles Goiabeiras e Santa Rosa. A obra na rotatória no bairro do Santa Rosa terá 520 metros de extensão e ficará pronta em 12 meses.

Trincheira Jurumirim/Trabalhadores

A obra da construção da trincheira servirá para aliviar o trânsito na Avenida Miguel Sutil, eliminando dois pontos críticos de congestionamento nas rotatórias das avenidas Jurumirim e Dante de Oliveira.

Nos dois trechos interditados as escavações e a construção do muro de contenção avançam no trecho correspondente da entrada do Jardim Leblon até a rotatória da Avenida dos trabalhadores. As escavações estão atingindo seis metros de profundidade e o muro de contenção já está na segunda fase.

CELERIDADE

Com o início das escavações na Avenida Miguel Sutil muitas interferências foram encontradas: adutoras de captação de água, tubulações de esgoto, caixas com cabos de energia e fibra óptica dificultaram o começo das obras. Todas estas redes precisam ser remanejadas, a exemplo das transposições dos postes de energia que estão sendo concluídas pela Rede Cemat.

De acordo com o secretário adjunto de Infra-estrutura da Secopa, Marcelo Oliveira, essa fase de dificuldades no começo das obras está terminando. Dentro de mais 20 dias as interferências estarão equacionadas e as obras poderão ter mais celeridade no seu andamento. As principais interferências nas obras estão sendo resolvidas e em breve poderemos estender as jornadas de trabalho, disse Marcelo.

 


Fonte: DIOGO CARVALHO- ASSESSORIA/SECOPA