GERAL

Silval apresenta questões da regularização fundiária da região Noroeste à ministra Gleisi Hoffmann

Quarta-feira, 11 de julho de 2012 | Publicado às 18h32

Governador Silval Barbosa se reúne com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, em Brasília

A A

 

Brasília, DF - O governador Silval Barbosa se reuniu nesta quarta-feira (11.07), em Brasília (DF) com a ministra da Casa Civil, Glesi Hoffmann, para discutir uma solução para o conflito de terras na gleba Suiá-Missú, no município de Alto Boa Vista (1.059 km a Nordeste de Cuiabá). Ordem judicial determinou a desapropriação de 800 posseiros, colonos e fazendeiros da área indígena Marãiwatsédé, na gleba.

"O que nós queremos é dar uma solução para o que foi aprovado em lei. A ministra deu o encaminhamento para todas as nossas demandas e temos certeza que chegaremos a um acordo", disse o governador, que ainda apresentou à ministra a situação dos moradores da gleba Maika e ainda pediu o apoio do Governo Federal a projetos para o desenvolvimento de Mato Grosso.

Sobre a questão da gleba Maika, o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto, considera que houve um avanço importante. É uma briga judicial de mais de 30 anos, disse. Segundo ele, a ministra se mostrou sensível as solicitações do Estado, e solicitou à Auditoria Geral da União (AGU) que entenda o lado social e que a regularização fundiária da área seria a melhor solução. Glesi também falou com a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo, e o governador Silval Barbosa deverá se encontrar com a presidente do órgão ainda nesta quarta-feira.

Silval também solicitou apoio do governo para as obras da duplicação da BR-163 entre Rondonópolis e o Posto Gil e ainda à construção da ferrovia entre Cuiabá e Santarém e aos investidores chineses que desejam construir a rodovia. Tudo o que nós precisamos é superar a burocracia da legislação, disse Silval.

Também acompanharam o governador durante a reunião, os deputados federais Wellington Fagundes, Valtenir Pereira e Eliene Lima e o deputado estadual Baiano Filho.

 


Fonte: GUILHERME BLATT Redação/Secom-MT