COPA 2014

Comissão define melhores desenhos do Projeto Pintando a Copa

Terça-feira, 10 de julho de 2012 | Publicado às 20h16

Aproximadamente 1200 desenhos foram elaborados por alunos de Cuiabá e Várzea Grande

A A

Foram definidos os melhores desenhos do projeto Pintando a Copa, realizado entre escolas de Cuiabá e Várzea Grande. A comissão julgadora, formada por educadores e membros da Secopa, analisou e definiu os vencedores do projeto que movimentou as escolas públicas disseminando conceitos positivos sobre como melhorar as cidades para receber o Mundial da Fifa. Aproximadamente 1200 desenhos foram produzidos e analisados pela comissão. Devido às férias escolares, a premiação dos melhores em cada categoria será no mês de agosto.

O Pintando a Copa é desenvolvido por meio de uma cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e Várzea Grande e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Através do estímulo à produção de desenhos e pinturas relacionadas ao tema Copa do Mundo, o governo incentivou 95 mil alunos do ensino fundamental da rede municipal e estadual de Cuiabá e Várzea Grande.

O Projeto foi dividido em quatro categorias, sendo três destinadas aos alunos e a última categoria destinada às escolas: Categoria I - 1º Ciclo (alunos do 1º ao 3º Ano do ensino fundamental); Categoria II - 2º Ciclo (alunos do 4º ao 6º Ano do ensino fundamental); Categoria III - 3º Ciclo (alunos do 7º ao 9º Ano do ensino fundamental); Categoria Escola Cidadã na Copa: todas as escolas que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização sobre o tema nas unidades escolares.

De acordo com o responsável pelo projeto, o assessor especial da Secopa, Agripino Bonilha, o projeto foi um grande sucesso e a participação das escolas e comunidades superou todas as expectativas. Estamos contando com grande participação das escolas de Cuiabá e Várzea Grande, mais de 90% das instituições apoiaram o projeto e participaram com grande alegria na realização dos desenhos e de outras atividades. A escolha dos trabalhos foi muito difícil, pois os alunos conseguiram retratar muito bem, através da arte, o sentimento de valorização da nossa cultura e tradições, concluiu o assessor da Secopa.

Durante a fase de elaboração dos desenhos, as escolas envolveram pais, alunos e comunidade no projeto. No bairro CPA IV, em Cuiabá, a comunidade, pais e os 900 alunos da escola Estadual Maria Hermínia Alves, puderam escolher os desenhos que estão representando a todos na votação entre os melhores de Cuiabá e Várzea Grande.

A escola municipal Napoleão José da Costa, do Jardim Marajoara II em Várzea Grande, reuniu pais e familiares dos 430 alunos da Educação Infantil e Primeiro Ciclo para uma animada confraternização na quadra de esportes. Apresentações de dança, jogral, teatro, música e campeonato de embaixadinhas animaram a festa e reforçaram o envolvimento da comunidade com os objetivos do projeto.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

Os desenhos dos alunos foram avaliados observando os seguintes critérios: coerência, originalidade e criatividade. Foram observados ainda o capricho e harmonia dos elementos utilizados no trabalho desenvolvido, levando-se em conta a idade do aluno.

A Secopa premiará os três melhores desenhos de cada categoria em cada um dos municípios participantes, totalizando nove prêmios por município e 18 trabalhos premiados. O 1º lugar receberá um notebook, o 2º lugar uma TV LCD e o 3º lugar uma máquina fotográfica digital.

Além dos prêmios, os três primeiros lugares de cada categoria vão receber cada um três ingressos para assistir a um jogo da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que ocorrerá em Cuiabá. O diretor e coordenador da escola, assim como o professor responsável pelo aluno que ganhar em 1º lugar nas três categorias, também receberão um convite cada para assistir a um dos jogos que acontecerão em Cuiabá. As escolas vencedoras do projeto em Cuiabá e Várzea Grande receberão um notebook e um projetor multimídia.

Para continuar estimulando a criatividade e o espírito da Copa do Mundo, uma nova etapa do projeto deverá ocorrer em 2013.


Fonte: DIOGO CARVALHO/ Assessoria/Secopa