SEGURANÇA PÚBLICA

Socioeducandas apresentam trabalhos na 1ª Feira de Artesanato e Bijouterias do Complexo Pomeri

Segunda-feira, 02 de julho de 2012 | Publicado às 17h58

A A

Adolescentes internas na unidade feminina do Centro Socioeducativo de Cuiabá vão mostrar o que aprenderam no projeto “Vaidade Não Tem Idade” - Capacitação Básica em Confecção de Bijuterias. As peças elaboradas durante o curso vão integrar o acervo da 1ª Feira de Artesanato e Bijouterias da unidade da Capital.

A mostra acontece nesta segunda-feira (02.07), a partir da 13h, no auditório da diretoria do Centro Socioeducativo, no Complexo Pomeri. Os acessórios produzidos no projeto serão apresentados pelas socieducandas em um desfile. O evento contará ainda com apresentações artísticas e culturais de outros projetos em andamento no Centro Socioeducativo, dos quais participam também adolescentes do sexo masculino.

Segundo a diretora da unidade, Maria Giselda da Silva, o trabalho nas oficinas de capacitação resultou em peças de qualidade superior que surpreenderam os envolvidos. Ela explica que a produção será comercializada e parte do dinheiro será investido em novos materiais para a continuidade do curso. O restante será empregado na aquisição de secador de cabelo e chapinha para uso comum das novas artesãs durante o período de internação.

Maria Giselda destaca que essa escolha foi das próprias adolescentes que querem ampliar a produção porque já vislumbram a oportunidade de renda que o novo ofício pode proporcionar, principalmente após o cumprimento da medida socioeducativa. “ Nesse sentido, a capacitação cumpre dois objetivos importantes, que são a preparação das adolescentes para a vida e o trabalho e o incentivo à ruptura com o ato infracional”, pontuou.

Segundo a diretora, nove adolescentes são atendidas atualmente na unidade feminina de Cuiabá, porém, apenas seis participaram do curso de capacitação. As outras três deram entrada na unidade quando o curso já estava em andamento, o que impossibilitou a participação na primeira etapa.

PARCERIA COM FUNDAÇÃO ANDRÉ MAGGI

O projeto “Vaidade Não Tem Idade” - Capacitação Básica em Confecção de Bijuterias foi elaborado na própria unidade socioeducativa por duas servidoras da equipe técnica: a psicóloga Aline Franco e a Assistente Social Graziela Chiozini. Já a responsável por sua execução é a servidora Leucenira Anatália Paes de Proença, gerente da Internação Feminina de Cuiabá.

As aulas totalizaram 20 horas e foram ministradas por artesã especializada, que prestou trabalho voluntário na capacitação. As apostilas, equipamentos e a matéria prima utilizada na capacitação foram fornecidos pela Fundação André Maggi, por meio de parceria com a direção da unidade e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

OUTRAS ATIVIDADES

Ainda nesta semana, na quinta-feira (05.07), às 9h, no mesmo local haverá o encerramento do curso de Assistente Administrativo. Durante a cerimônia serão entregues certificados aos adolescentes que concluíram a capacitação. O curso foi ministrado pelo Senai MT por meio de parceria com a Sejudh, aos adolescentes da internação masculina.

No sábado, (07.07), às 8h, a Unidade Socioeducativa de Cuiabá será contemplada com a visita da Cruz Peregrina – evento religioso integrante da Jornada da Juventude da Igreja Católica.

Os adolescentes da internação masculina e feminina estão em preparação para o evento. Formaram o grupo “Gotas de Misericórdia” e estão ensaiando músicas e orações para receber com todas as honras a Cruz Peregrina na unidade. A participação no evento é espontânea.

NOVOS CURSOS

Conforme a superintendente do Sistema Socioeducativo no Estado, Lenice Silva Santos, além dos cursos já ministrados em Cuiabá, novos cursos de capacitação vão integrar o sistema na Capital e no interior. Eles serão realizados através de parceria da Sejudh com o Senai-MT e serão implantados gradativamente.

Entre as capacitações estão 11 cursos de atendimento nas áreas de Saúde, Comércio e Alimentação. Também deverá ter início, em breve, curso de confecção de chinelos para as adolescentes da unidade feminina e também para suas mães. Esse curso será ofertado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do programa social Rede Cidadã, da Polícia Militar.

Na avaliação do secretário Paulo Lessa, titular da Sejudh, o empenho dos servidores do Sistema Socioeducativo, o envolvimento e participação das outras secretarias de Estado, a exemplo da Seduc, Setas e Sesp, a valiosa contribuição dos colaboradores da iniciativa privada, sociedade civil e voluntários estão proporcionando ao Estado um importante avanço no processo de ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei.

Fonte: OLIVIA PIRES - Assessoria/Sejudh