CULTURA E TURISMO

Festas tradicionais marcam agenda cultural para o fim de semana

Sexta-feira, 29 de junho de 2012 | Publicado às 19h47

Até o próximo domingo (01.07), Cuiabá e Várzea Grande sediam algumas das mais tradicionais festas do Estado de Mato Grosso e ganham um show de diversidade cultural.

A A

Até o próximo domingo (01.07), Cuiabá e Várzea Grande sediam algumas das mais tradicionais festas do Estado de Mato Grosso e ganham um show de diversidade cultural. São as Festas de São Benedito, São Pedro e o Fifolk – Festival internacional de Folclore. 

A tradicional Festa de São Benedito acontece na Igreja do Rosário e São Benedito, localizada no centro de Cuiabá, e já reuniu mais de cinco mil pessoas nestes primeiros dias de homenagem ao Santo Negro. A programação diária conta com Missa matutina e shows. O ponto alto da programação acontece no domingo, com a procissão que percorre as ruas da cidade. O valor arrecadado durante a festa será revertido para creches vinculadas à igreja, que atendem hoje cerca de 450 crianças diariamente. Um Centro de Ressocialização de dependentes Químicos, que atende hoje aproximadamente 100 pessoas, também receberá o benefício.

Para os que quiserem visitar uma das mais simpáticas comunidades de Várzea Grande, a oportunidade será a 32ª edição da Festa de São Pedro, na comunidade de Bonsucesso.  A festa conta com partidas de futebol, comidas típicas, apresentações musicais e a culinária, que ganha destaque no evento. Haverá apresentações musicais da madrinha da festa Flor Morena, Pescuma Henrique e Claudinho, Grupo Kebraê, Israel Lucero, Banda Bad Boys, Mc Guinho, Banda Real Som, Caçula do Pandeiro, Dj Fernando, Jeroneto e Gabriel, Banda Scort Som e Grupo Kekebra, além de atrações de danças típicas. São esperadas cerca de 40 mil pessoas, até o dia 01 de julho, e estão sendo preparadas 10 toneladas de peixe.

Por fim, a Praça Santos Dummond recebe o 5º Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso (Fifolk/MT) 2012. O evento é realizado pelo Grupo Chalana, e nos dias 30.06 e 01.07, a partir das 20h, leva apresentações de grupos folclóricos do Chile, Uruguai, Eslovênia, Rio Grande do Norte e Pará. O Festival deixou de ser realizado por alguns anos e retomou a atividade em 2010, completando neste ano sua terceira edição consecutiva. Os três eventos contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), através de Convênios e do Programa de Apoio a Cultura (PROAC).


Fonte: NAINE TERENA-ASSESSORIA/SEC-MT