GERAL

AGE participa de encontro em Fortaleza que discute implantação da Lei de Acesso à Informação.

Sexta-feira, 29 de junho de 2012 | Publicado às 18h56

A A

A Auditoria Geral do Estado (AGE) está participando, desde esta quinta-feira (28.06), da 2ª Reunião Técnica do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (Conaci). O evento, que ocorre na capital do Estado de Ceará, Fortaleza, e reúne cerca de 120 pessoas, encerra nesta sexta-feira (29.06), com as discussões sobre a implantação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no país. A AGE é representada no encontro pelo secretário-adjunto de Auditoria, auditor Emerson Hideki.

Conforme a programação da 2ª Reunião Técnica, serão discutidos durante esta sexta-feira as diretrizes para classificação das informações sigilosas com base na LAI, bem como apresentado o sistema de tramitação de pedido de acesso à informação do Governo Federal, mantido pela Controladoria Geral da União (CGU). Também será realizado um balanço do status da implementação da nova legislação nos estados e munícipios filiados ao Conaci.

O primeiro dia do evento contou com exemplos de boas práticas de controle interno apresentadas pelo estado anfitrião. A Controladoria Geral do Ceará mostrou o novo Portal da Transparência do Estado e o Sistema de Controle Interno Preventivo. Para os participantes, a troca de experiências com outros estados é de grande relevância para que se possam encontrar soluções para dificuldades semelhantes às que ocorrem em seus locais de trabalho.

CONACI

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) exerce um papel mobilizador ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes.

A atuação da entidade se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. O Conaci tem como propósito principal promover a necessária integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o país.

(Com informações Conaci)


Fonte: ZEQUIAS NOBRE - Assessoria/AGE-MT