COPA DO MUNDO 2014

Secretário da Secopa/MT participa da mesa-redonda Copa Sustentável na Rio +20

Quarta-feira, 20 de junho de 2012 | Publicado às 18h19

A A

Para falar das experiências e iniciativas sustentáveis na preparação da Copa 2014 em Cuiabá, o secretário-extraordinário da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), Maurício Guimarães, participa nesta quarta-feira (20.06) da mesa-redonda Copa Sustentável, dentro da programação de Mato Grosso na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, no Auditório da Amazônia Brasileira. A apresentação será às 15 horas, no Espaço do CNO – Parque dos Atletas, Auditório CNO II.

O impacto ambiental, social e econômico da comercialização de créditos de carbono usados para neutralização de poluentes emitidos na construção da Arena Pantanal será um dos pontos abordados. Maurício Guimarães irá expor os resultados obtidos no projeto Copa Verde, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secopa, e Instituto Ação Verde e o Ministério Público Estadual para o plantio de 1,4 milhão de árvores em propriedades rurais ribeirinhas com passivos ambientais. A meta é atingir esse índice até 2014, ano em que a Arena Pantanal sediará o maior evento esportivo do planeta.

Lançado em junho do ano passado, o Copa Verde gerou uma nova fonte de renda para os ribeirinhos e também contribuiu para conscientizá-los sobre a importância de preservar a natureza, especialmente o rio Cuiabá, que é a principal fonte de sustento dessa comunidade de pescadores.

Certificação LEED

A Arena Pantanal busca a certificação LEED - selo que designa as construções sustentáveis -, de acordo com os critérios de racionalização de recursos de energia e água. A certificação “verde” é conferida pela Green Building Council, através do LEED – Leadership in Energy and Environmental Design (ou Liderança em Design de Energia e Meio Ambiente).

Redução de consumo energético, arborização do entorno, utilização racional da água e coleta seletiva de materiais. São múltiplas as iniciativas de preservação ambiental executadas na construção da Arena Pantanal. Na palestra, o secretário fala também das ações da Câmara Temática Ambiental.


Fonte: CIRLENE LOPES -Assessoria/Secopa-MT