ECONOMIA

Sicme entrega carteira de artesão em municípios de MT.

Quinta-feira, 14 de junho de 2012 | Publicado às 19h56

A A

Nas últimas semanas, foram entregues 65 carteiras de artesão em municípios mato-grossenses. Artesãos de Rondonópolis, Matupá, Peixoto de Azevedo, Campo Verde e Pontes e Lacerda serão os próximos a receber o documento.

A novidade é que estas carteiras têm código de barra, foto e assinatura digital. Assim, ficará mais fácil para os artesãos acessarem os benefícios proporcionados tanto pelo governo Estadual, como Federal. Esta lista de benefícios inclui capacitação, isenção de impostos e facilita os trâmites para a exportação das peças.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, Mato Grosso é referência para outros Estados quando o assunto é artesanato. “Pioneiro em várias ações, Mato Grosso deve concluir a implantação da carteira de artesão ainda no primeiro semestre de 2012”.

O Programa de Artesanato Mato-grossense é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Com 2.500 artesãos cadastrados, o programa tem promovido eventos em vários municípios. As vendas no período entre 2008 e 2011 foram, pelo menos, 104,69% a mais que o número negociado entre 2005 e 2007.

A coordenadora do programa, Elvira Leite, conta que o Governo Federal está preparando vários benefícios para o artesão brasileiro e somente os que tiverem a carteira digital conseguirão receber os benefícios. “Os mato-grossenses estarão entre os primeiros”.


Fonte: ELAINE PERASSOLI-ASSESSORIA/Sicme-MT