AGRICULTURA

Programa Mais Alimentos é alternativa de financiamento para produtores de Nobres

Quarta-feira, 06 de junho de 2012 | Publicado às 19h27

Com objetivo de mecanizar e implantar tecnologias para produção de alimentos, a produtora rural Erlita de Almeida Villagra, da comunidade Sela Dourada, no município de Nobres.

A A

Com objetivo de mecanizar e implantar tecnologias para produção de alimentos, a produtora rural Erlita de Almeida Villagra, da comunidade Sela Dourada, no município de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá), adquiriu um trator e implementos agrícolas com recursos na ordem de R$ 128 mil do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – Programa Mais Alimentos. O projeto foi elaborado pelos técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Proprietária de uma área de 320 hectares, a produtora Erlita possui um plantel de 230 cabeças de gado de corte, 20 cabeças de gado de leite e plantio de mandioca. A produtora utilizará o recurso para reformar o pasto e aumentar o número de cabeças de gado leiteiro. Com uma produção de 70 litros de leite por dia, pretende ampliar. Além do trator, adquiriu uma carreta agrícola, grade aradora com controle remoto e concha.

O técnico agropecuário da Empaer, Amarildo Sampaio Anchieta, fala que os agricultores têm uma grande oportunidade de produzir alimentos devido à facilidade das linhas de créditos e recursos oferecidos pelo Governo Federal. Ele destaca, que o Programa Mais Alimentos oferece três anos de carência, sete anos para pagar a dívida e com juros de 2% ao ano. “Nosso projeto leva menos de uma hora para ser elaborado e encaminhado para o Banco”, esclarece Sampaio.

Ele conta que em 2011 foram liberados R$ 350 mil para três produtores do município. Eles adquiriram dois tratores e 36 matrizes leiteiras da raça Girolanda. Amarildo explica, que o Mais Alimentos é uma linha de crédito que financia investimentos para modernização da propriedade rural familiar. A linha permite ao agricultor investir, adquirir máquinas, equipamentos, resfriadores de leite, irrigação, correção e recuperação de solos, melhoria genética, implantação de pomares, estufas e armazenagem.

Para saber mais sobre a linha de crédito, procure um escritório da Empaer em seu município. Mais informações (65) 3613 1725

Com informações Empaer/Cuiabá


Fonte: ROSANA PERSONA-Assessoria/Empaer-MT