EMPODERAMENTO E CUIDADO

Servidoras públicas de Mato Grosso participam de curso de defesa pessoal

Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Publicado às 13h37

A iniciativa estimula a autoconfiança e a segurança das participantes diante de situações de risco no ambiente de trabalho e na vida pessoal

A A

A adjunta da Escola de Governo abriu o curso ressaltando a importância da formação contínua na valorização das servidoras públicas estaduais. Crédito - divulgação EGMT

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo e em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), capacitou cerca de 60 servidoras públicas do Poder Executivo Estadual. O curso, intitulado “Defesa Pessoal para Servidoras do Poder Executivo”, incluiu conteúdos teóricos e práticos sobre segurança e autodefesa.

A atividade, realizada no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), contemplou 15 órgãos e faz parte da série de ações do Outubro Rosa. Durante as aulas, foram debatidas situações de insegurança e simulados cenários de vulnerabilidade, com o objetivo de preparar as participantes para agir de forma assertiva e segura.

O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destacou o compromisso do Governo de Mato Grosso com a valorização do funcionalismo público e destacou a importância das parcerias institucionais. “A gestão estadual de MT oferece oportunidades de aperfeiçoamento da mão de obra pública e, junto a isso, priorizamos também o autocuidado, a autoconfiança e a segurança. Muitas vezes, isso só se concretiza se houver diálogos e parcerias interinstitucionais, que são imprescindíveis para o sucesso daquilo que almejamos”, afirmou o secretário.

A adjunta da Escola de Governo, Marioneide Kliemaschewsk, ressaltou o interesse das servidoras e o papel da ação dentro do programa Outubro Rosa. “Hoje é a segunda turma do curso sobre defesa pessoal da mulher. É uma das ações do programa Outubro Rosa. Temos aqui 45 mulheres, que fazem parte de 15 secretarias, buscando o empoderamento em sua defesa pessoal”, ponderou a adjunta.

O instrutor do Bope, Gilmar Gracioso, responsável pelas aulas de judô e defesa pessoal, destacou que o curso busca desenvolver autoconfiança, atitude e capacidade de reação. O major da PM, Everton Bespalez, acrescentou que as técnicas aplicadas são baseadas na experiência prática da corporação.

Após a abordagem mais conceitual, os instrutores orientaram as participantes sobre técnicas corporais para a defesa. Crédito: divulgação EGMT Após a abordagem mais conceitual, os instrutores orientaram as participantes sobre técnicas corporais para a defesa. Crédito: divulgação EGMT 

“Utilizamos técnicas de defesa pessoal voltadas para o público feminino. Naturalmente, começamos com a parte teórica, que foca na prevenção e consciência situacional. Explica muito bem essa parte de saber se colocar numa condição, evitando riscos e perigos. Utilizamos do nosso conhecimento, da nossa vivência e experiência, ações com ocorrências, situações vividas por nós policiais”, explicou o major.

A metodologia do curso propõe despertar a percepção de risco e ensinar princípios básicos de defesa, com técnicas práticas das mais simples às mais complexas, além de abordar aspectos legais e a importância da consciência situacional.

A servidora pública Alcimara Perin, da Delegacia Especializada do Adolescente, é categórica ao dizer as motivações em fazer o curso. Ela integrou a segunda turma oferecida. “Eu quero aprender técnicas de defesa pessoal, pois, se acaso eu estiver numa situação de perigo, eu possa ter noções de autodefesa e saber sair dessa situação perigosa, sem colocar em risco a minha vida”, afirma a participante.

Já para a servidora Rozimeire Shimizu, da Escola de Governo e participante da primeira turma, além das dicas relacionadas ao cotidiano, a aula serviu também para rever ideias que tinha sobre técnicas de lutas. “Aprendemos também sobre o uso de objetos corriqueiros, como chaves de carro, de casa e óculos. As técnicas de defesa pessoal envolveram a parte técnica, no tatame e os benefícios do curso são a redução do risco e o autocontrole”, observa a participante. 

Em outubro, foram capacitadas duas turmas de servidoras públicas, totalizando cerca de 60 participantes de 15 unidades estaduais
Crédito: divulgação EGMT 

Além da Seplag, já participaram da capacitação servidoras das secretarias estaduais de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Segurança Pública (Sesp), Meio Ambiente (Sema), Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Saúde (SES), Justiça (Sejus) e Comunicação (Secom). Também estiveram presentes representantes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e Polícia Judiciária Civil (PJC).

Para acompanhar a oferta de cursos, siga o perfil da Escola de Governo de MT - Clique aqui


Fonte: Inácio de Paula - Seplag | MT