DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Seplag apresenta à AMM ferramenta que mensura a qualidade de vida em municípios mato-grossenses

Terça-feira, 04 de junho de 2024 | Publicado às 15h22

O Índice de Condição e Qualidade de Vida de Mato Grosso (ICQV-MT) fará parte da programação do encontro de prefeitos previsto para o início de 2025

A A

Secretário Basílio Bezerra e equipe técnica apresentam ICQV-MT. Crédito: Divulgação

O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Basílio Bezerra, e a equipe técnica apresentaram, nesta terça-feira (04.06), o Índice de Condição e Qualidade de Vida de Mato Grosso (ICQV-MT), para o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin.

O ICQV é uma ferramenta que permite mensurar e comparar a condição e a qualidade de vida entre os municípios mato-grossenses. Ela sintetiza informações de 26 indicadores distribuídos em quatro dimensões setoriais: econômica, educação, saúde e segurança.

Esses indicadores são utilizados para criar rankings setoriais e uma categoria de classificação final, que permitem a interpretação das condições e da qualidade de vida da população nos municípios de Mato Grosso. O que proporciona uma visão sobre como as políticas públicas afetam diretamente o bem-estar dos cidadãos em um contexto regional.

De acordo com o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, o ICQV é uma ferramenta que contribui para a gestão dos municípios. “O ICQV é um instrumento que pode auxiliar os gestores municipais no planejamento e na implantação de políticas públicas, bem como a fazer investimentos de forma assertiva”, destaca Bezerra.

A interesse do presidente da AMM, Leonardo Bortolin, o ICQV vai integrar a programação do encontro de prefeitos previsto para o início de 2025.

“Quero que vocês participem do nosso evento com os prefeitos. Com essa ferramenta, os gestores poderão identificar deficiências e melhorar indicadores em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança”, destacou Bortolin.

O ICQV está sendo atualizado pela equipe técnica da Seplag e, até o final de junho, poderá ser acessado no portal Dados.MT, disponível neste link.

Também estiveram presentes o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, a coordenadora de Estudos e Indicadores Socioeconômicos da Seplag, Débora Pinheiro, e o gerente da Unidade Estratégica de Difusão de Informações Socioeconômicas da Seplag, Rafael Mazeto.

 


Fonte: Assessoria | Seplag-MT