SUSTENTABILIDADE

Projeto “Crianças que Transformam Mato Grosso” supera objetivos durante Caravana da Transformação

Quinta-feira, 15 de setembro de 2016 | Publicado às 19h08

A A

Idealizadora do projeto "Crianças que Transformam Mato Grosso", Rita de Cássia de Souza, que também é membro da Comissão da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) no órgão afirma: "Nós tínhamos previsto o atendimento de 200 crianças em dois dias e acabamos atendendo mais de 200 só no primeiro. Encerramos as atividades com mais de 400 atendimentos nos dias de Caravana. Nós ficamos muito felizes com o resultado", a afirmação é da servidora da Secretaria de Estado de Gestão (Seges).

Rita de Cássia explicou que realizar o projeto voltado para as crianças foi um desafio, já que o trabalho realizado pela A3P na Seges é voltado para adultos, para servidores. "Quando fomos convidados a pensar uma ação, um projeto para ser apresentado na caravana, nós queríamos falar de descarte de resíduos, de coleta seletiva e reciclagem. Então pensamos de fazer de uma forma que surtisse o maior efeito possível. O adulto já tem o conhecimento sobre o que precisa fazer enquanto cidadão, então resolvemos focar na criança, já que o futuro é delas e elas estão em formação", contou.

A ideia ainda, segundo a servidora, é plantar uma semente em cada criança mostrando o que elas podem fazer para mudar o mundo usando o que a família iria jogar no lixo. Durante a Caravana, muitos pais também participaram das oficinas e tiveram a oportunidade de ver o que pode ser feito com materiais reaproveitáveis. "Tem a questão do lixo que vai virar brinquedo, com custo baixo e independente da renda familiar, fazendo com que qualquer um possa produzir o brinquedo para as crianças. Além disso, tem a interação entre as crianças, pois essas brincadeiras acabaram se perdendo com a tecnologia. Muitos brinquedinhos que os pais brincaram, elas nem conheciam. Tivemos a oportunidade de ver os pais e os avós brincando com as crianças", ressaltou Rita.

Para produzir os brinquedos com material reciclável, a A3P realizou uma campanha dentro da Seges, solicitando aos servidores que doassem PET, papelão, latas e outros produtos reutilizáveis. Com isso, apesar de estar pensando na Caravana e no projeto "Crianças que Transformam Mato Grosso", a A3P não deixou de trabalhar dentro da secretaria, incluindo os servidores por meio da coleta de resíduos sólidos. "Eles não só doaram os materiais como muitos participaram da confecção dos brinquedos que utilizamos", contou a servidora.

Os 200 brinquedos confeccionados foram doados para as crianças que participaram e prestigiaram a tenda da A3P/Seges durante a Caravana da Transformação. De acordo com Rita, na tenda foi construído um cenário lúdico, simulando o interior de uma residência utilizando apenas papelão e os brinquedos. "Nosso objetivo era que a criança visse a possibilidade de criar um brinquedo de um material que iria para o lixo. E funcionou, deu muito certo, elas interagiram muito e os pais também. Como o futuro é delas, então queremos que elas sejam capazes de fazer uma ação. Se cada uma das que passaram pela nossa tenda tiver uma atitude sustentável, nós já teremos alcançado o nosso objetivo", concluiu.


 


Fonte: Dani Danchura | Seges/MT