Fale Cidadão

Controladoria busca modernização do sistema de Ouvidoria do Estado

Segunda-feira, 07 de março de 2016 | Publicado às 12h22

Para isso, as equipes da CGE e MTI irão ao Paraná para conhecer o sistema desenvolvido para a ouvidoria paranaense e que se adequa à necessidade do Governo de Mato Grosso.

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A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) está buscando ferramentas tecnológicas para modernizar o sistema de Ouvidoria de todo o estado. Para isso, as equipes da CGE e da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) irão ao Paraná para conhecer o sistema desenvolvido para a ouvidoria paranaense e que se adequa à necessidade do Governo de Mato Grosso.
 
De acordo com o secretário adjunto da Ouvidoria, Christian Pizzato, a CGE quer aprimorar o serviço à disposição da sociedade, o “Fale Cidadão”. Christian destaca que poderão ocorrer mudanças no portal de registro das manifestações do cidadão mas, o principal objetivo é ampliar as funções de administração das demandas, além da geração de informações estatísticas como relatórios e painéis. “Com esse novo sistema buscamos também uma forma de unificar as linguagens entre os sistemas da CGE”, afirmou o secretário adjunto.
 
O secretário controlador-geral, Ciro Rodolpho Gonçalves, explica que o Estado avaliará a possibilidade de uma parceria com a empresa de tecnologia do governo do Paraná, que tem o desenvolvimento dos sistemas necessários que serão utilizados na Ouvidoria e na Corregedoria.

Ciro destaca ainda que procurou alternativas para a modernização do sistema para a CGE, sem que seja necessário fazer uma nova contratação de terceiro, uma vez que utilizando-se de um programa já em funcionamento, reduz-se os custos para adaptá-lo à necessidade das áreas.
 
Uma equipe da CGE e MTI irá à Curitiba conhecer o sistema da Ouvidoria do Paraná e avaliar a possibilidade da parceria com o governo paranaense.
 
O modelo atualmente utilizado pela CGE possui as funcionalidades básicas necessárias, que é a tramitação da mensagem entre as diversas ouvidorias, sem utilização de papéis. O que a Controladoria Geral busca é a melhoria na geração de informações e painéis, como exemplo no Monitoramento Inteligente de Riscos e Auditoria (MIRA).


Fonte: Raquel Teixeira | Gcom-MT