DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

Escola de Governo faz palestra para servidores da CGE que tiveram perfil mapeado

Sexta-feira, 09 de setembro de 2016 | Publicado às 20h50

Servidores da Controladoria Geral do Estado (CGE) que participaram do mapeamento comportamental do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) participaram na manhã desta sexta-feira (09) da palestra

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Servidores da Controladoria Geral do Estado (CGE) que participaram do mapeamento comportamental do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) participaram na manhã desta sexta-feira (09) da palestra "Conhecendo o meu perfil". O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência da Escola de Governo, foi realizado no auditório da Seges e contou com a presença de aproximadamente 50 servidores da CGE.

Além de expor os resultados, o objetivo da palestra é fazer com que cada um dos servidores mapeados entendesse como devem ser trabalhadas as potencialidades identificadas na pesquisa, e também avaliar o impacto na valorização e maximização do potencial de cada um e de sua equipe.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Joelson Matoso, a palestra foi esclarecedora, pois deixou mais evidente a maneira como esse perfil mapeado pode ser utilizado na condução da liderança. "Esse conhecimento sobre o mapeamento do perfil é extremamente importante, porque o servidor fica mais motivado e capaz de potencializar essa liderança".

Para o Secretário-Controlador Geral do Estado, Ciro Rodolpho, o autoconhecimento e a compreensão das diferenças por parte dos servidores da pasta é extremamente importante, principalmente neste momento em que a instituição tem a sua estrutura organizacional reestruturada. "A análise comportamental desses talentos que temos na CGE irá facilitar para que possamos organizar o time de uma maneira mais eficiente, evitando deixar pessoas certas em lugares errados", disse.

PDG

O Programa de Desenvolvimento Gerencial mapeou o perfil comportamental de mil gestores do nível operacional e tático (gerentes, coordenadores e superintendentes), do Poder Executivo Estadual. A finalidade é proporcionar o autoconhecimento aos gestores e contemplar a primeira competência essencial do programa (conhecer a si mesmo e aos outros) para o desenvolvimento das demais competências gerenciais necessárias ao desempenho de um bom gestor.

A Escola de Governo realiza este ciclo de palestras em todos os órgãos que tiveram seus gestores mapeados, para aprimorar o trabalho desenvolvido por eles, obtendo um melhor retorno da gestão para a sociedade. O processo envolve, além da identificação dos perfis gestores, o retorno aos profissionais com a análise desses perfis.

Já foram realizadas palestras com os servidores da Seges, Secretaria de Planejamento (Seplan) e CGE. A intenção da instituição é apresentar o mapeamento a todo nível estratégico do governo do Estado. Para tanto estão sendo programadas palestras em todas as pastas.

Ainda este mês serão realizadas palestras na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), no dia 15, nas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico no dia 16, e na Segurança Pública no dia 22.

A superintendente da Escola de Governo, Maricilda Farias, lembrou a importância dos gestores entenderem esse mapeamento, que contém as potencialidades e dificuldades de cada um. "Queremos que cada um dos gestores mapeados entenda seu perfil, por isso estamos realizando esse ciclo de palestras com os participantes para explicar a metodologia utilizada e o que ela significa".

Metodologia

Para realizar o mapeamento do perfil comportamental dos gestores públicos foi utilizada a metodologia Sistema de Avaliação, Desenvolvimento e Comportamento Laboral (software da Psigma Corp), representado no Brasil pela Expertise em Pessoas &Recursos Humanos (Ólami), que avalia as tendências comportamentais, aponta de forma consistente como cada gestor avaliado entrega resultados e estabelece suas relações em seu ambiente de trabalho.

Esse modelo teórico norteia várias ferramentas de análise comportamental da atualidade, conhecidas como DISC, que apresenta quatro tipos básicos de respostas comportamentais às emoções, conhecidas hoje como Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). Ao tomar consciência dessa ação cada gestor tem acesso ao resultado do seu desempenho, bem como de que forma sua performance pode ser maximizada.

 


Fonte: DLaila Borges | Seges/MT