CIDADANIA

Atendimento humanizado da Setas é elogiado em Peixoto de Azevedo

Sexta-feira, 09 de setembro de 2016 | Publicado às 14h14

A moradora de Peixoto de Azevedo (690 km ao Norte de Cuiabá), Francisca Raiane Sousa Diniz, de 29 anos foi uma das atendidas pela equipe da Caravana da Transformação. A iniciativa está levando serviços de saúde e cidadania para moradores do município

A A

A moradora de Peixoto de Azevedo (690 km ao Norte de Cuiabá), Francisca Raiane Sousa Diniz, de 29 anos, foi uma das atendidas pela equipe da Caravana da Transformação. A iniciativa está levando serviços de saúde e cidadania para moradores do município e de outras 17 cidades da região. Os atendimentos iniciaram na terça-feira (06.09) e seguem até o próximo sábado (10.09), na Vila Olímpica, em Peixoto.

Raiane demostrou gratidão pela dedicação e carinho dos profissionais envolvidos na ação. "Eu estou muito emocionada e feliz. O atendimento é de primeira qualidade. Fomos tratadas com atenção e carinho desde o portão de entrada. "Além de o atendimento ser rápido, as pessoas falam direitinho com a gente. Prestam atenção na nossa história e todos querem ajudar. O Governo está de parabéns por trazer essa iniciativa para Peixoto", contou a vendedora autônoma.

Nesta quinta-feira (08.09), Raiane foi até a Vila Olímpica com a filha e as duas sobrinhas. Elas tiraram fotos 3x4, solicitaram segunda via de certidões e aproveitaram outros serviços. "Hoje eu fiz RG para a minha filha, CPF para as minhas sobrinhas. Também consultei ‘as vistas' com o médico. Ontem eu vim apenas para conhecer e aproveitei para cortar o meu cabelo e o das meninas, e fiz as sobrancelhas. Sábado vou trazer o meu marido para dar um ‘trato'", contou sorrindo e comemorando o acesso gratuito aos serviços de cidadania e atendimento estético ofertados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

Já foram realizados, nesta edição da Caravana, 816 serviços de cidadania, estética e orientação profissional. Um dos objetivos da ação de Governo é promover a cidadania e a inclusão social às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. A escola Galvan Cabeleireiro é parceira da Setas nas ações de estética, que têm o objetivo de estimular a autoestima dos frequentadores da caravana.

Alan Alves tem 14 anos e é "xerife" de uma turma de 80 adolescentes assistidos pelo projeto Social Luz do Amanhã. Ele foi o responsável por conduzir um grupo de 15 jovens até a Caravana da Transformação, para fazer a solicitação do RG. "No projeto recebemos instruções sobre a importância da gentileza, de fazer o bem ao próximo, ser uma pessoa cidadã. Aqui é desse jeito, fomos muito bem tratados", relatou o estudante, que planeja seguir a carreira militar.

Serviços de cidadania

Estão sendo emitidos os seguintes documentos: primeira e segunda via do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de pescador amador e carteira do idoso, além de fotos 3x4, fotocópias e plastificação. Para facilitar o atendimento, é necessário ter em mãos documentos de identificação e comprovante de residência.

Além dos tradicionais serviços das "Ações Integradas de Cidadania", quem passar pela Vila Olímpica também poderá desfrutar do serviço de orientação jurídica, oferecido pela Defensoria Pública de Mato Grosso. Também serão realizados atendimentos referentes à assistência social, como registro no Cadastro Único do Bolsa Família e emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Cartão do Idoso.

 


Fonte: Katiana Pereira | Setas-MT