MAPEAMENTO

Resultado de pesquisa é apresentado para servidores em palestra

Sexta-feira, 02 de setembro de 2016 | Publicado às 20h17

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência da Escola de Governo, realizou nesta sexta-feira (02.09) a palestra “Conhecendo o meu perfil”, com o objetivo de disseminar o resultado do mapeamento comportamental do Programa de Desenvolvimento Gerencial.

Durante a palestra as servidoras da Superintendência da Escola de Governo, responsáveis pela pesquisa, explicaram como devem ser trabalhadas as potencialidades do servidor público gestor e os pontos que devem ser elevados, além de uma avaliação do impacto na valorização e maximização do potencial de cada um e sua equipe.

O titular da Seges, Julio Modesto, disse que o desenvolvimento de lideranças é fundamental, seja em órgão público ou em empresas privadas. “Isso faz com que tenhamos mais rendimentos e consigamos produzir e motivar mais. O papel de nossos líderes é fundamental, porque abaixo dessas lideranças têm talentos e são elas que vão detectar essas pessoas que têm capacidade de se desenvolver e atingir um nível ainda maior no trabalho”.

Modesto lembrou que são os líderes que aproximam esses talentos para perto de si e que conhecem quem pode colaborar ainda mais com a organização. “Nós precisamos não apenas colocar mais funcionários nos órgãos públicos, mas também dinamizar esse processo. Esse evento foi fundamental para que possamos evoluir e fazer gestão de resultados”.

Para o secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Joelson Matoso, a palestra foi esclarecedora, pois deixou mais evidente a maneira de como esse perfil mapeado pode ser utilizado na condução da liderança. “Esse conhecimento sobre o mapeamento do perfil é extremamente importante, porque ficamos mais motivados e capazes de potencializar essas lideranças”.

A superintendente da Escola de Governo, Maricilda Farias, lembrou o início do projeto de mapeamento comportamental e a importância do autoconhecimento. “Esse relatório feito durante o mapeamento é extremamente importante, porque ele contém nossas potencialidades e dificuldades, por isso precisamos entendê-lo. E para nós, enquanto Escola de Governo, é mais importante ainda porque temos um raio-x para sermos mais assertivos em nossas capacitações. Esse perfil nos ajuda muito”, disse.

Pesquisa

Durante a pesquisa foram mapeados cerca de mil gestores de diversas secretarias de Estado. Os organizadores da palestra buscaram trabalhar o conceito desses perfis de forma interativa e dinâmica para atingir o objetivo, levando ao conhecimento de todo nível estratégico do governo o trabalho realizado pela Escola de Governo.

O ciclo de palestras começou com os gestores da Seges e da Secretaria de Planejamento, mas o intuito da Escola de Governo é apresentar o mapeamento a todo nível estratégico do governo do Estado. Para tanto estão sendo programadas palestras em todas as pastas.

O Programa de Desenvolvimento Gerencial teve início em fevereiro deste ano e a entrega da pesquisa de satisfação foi feita durante a realização do Workshop “Como maximizar o potencial de sua equipe”, realizado no dia 26 de julho.

O objetivo deste projeto foi mapear os perfis que ocupam cargos de liderança e traçar um planejamento que possa dar suporte a esses profissionais a fim de aprimorar o trabalho a ser desenvolvido, obtendo um melhor retorno da gestão para a sociedade. O processo envolve, além da identificação dos perfis gestores, o retorno aos profissionais com a análise desses perfis.

 


Fonte: D`Laila Borges | Seges-MT