Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Sexta-feira, 25 de setembro de 2020.

Seplag promove rede de compartilhamento de boas práticas entre escritórios de processos do Estado

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Escritório de Gerenciamento de Processos (EG-Process), promoveu nesta quinta-feira (24.09) a agenda “Benchmarking entre os Escritórios de Processos de Mato Grosso”.

Em tradução livre, benchmarking significa “ponto de referência” e consiste em um processo de pesquisa que busca as melhores práticas adotadas para elevar a eficiência de um produto ou serviço.  A reunião contou com a participação de convidados especiais dos estados da Bahia e Santa Catarina.

“É importante estabelecer a cultura de buscar, tanto dentro quanto fora do Estado, exemplos de boas práticas para elevar a eficiência da administração pública. O encontro foi realizado com esse objetivo de compartilhar informações entre os escritórios de processos de Mato Grosso sobre as ações de outros entes da federação”, salientou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Anildo Correa.

O encontro ocorreu de forma virtual e reuniu representantes do Tribunal de Justiça (TJMT), do Ministério Público (MPMT), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).

Também contou com a participação do coordenador do Escritório de Processos (EPROC) da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina (SEA-SC), Marcelo Eduardo Schubert, e da gerente de Qualidade e Produtividade da Federação da Indústria do Estado da Bahia (Fieb), Patrícia Cordeiro Campos, que na oportunidade apresentou o caso de sucesso do escritório de processos da Fieb e do programa Mãos Dadas pela Transformação.

“É um prazer poder compartilhar nossas experiências e perceber o quanto é bacana essa iniciativa da Seplag de realizar encontros para trocar informações”, disse a gerente da Fieb, Patrícia Cordeiro, ao elogiar a iniciativa da Secretaria de trabalhar em rede e de promover essa agenda de encontros entre os escritórios de processos de Mato Grosso.

“É de extrema importância essa rede que estamos formando no Estado e agora fora dele, pois entendemos a necessidade de disseminar a gestão por processos nas organizações para a melhoria contínua das entregas de serviços e produtos para seus clientes, e, como Poder Executivo, entregar cada vez mais serviços de qualidade para o cidadão mato-grossense”, enfatizou a superintendente de Desenvolvimento Organizacional (SDO), Maria Teresa de Mello Vidotto.

“O Escritório de Processos da Seplag trabalha com objetivo de transformar os processos organizacionais em entregas efetivas, seja por meio da automação dos processos alinhada ao planejamento estratégico ou da mudança de mentalidade dos servidores na busca da melhoria contínua dos seus procedimentos para atender com qualidade”, completou a coordenadora do EG-Process da Seplag, Regina Doy.

A agenda de reuniões entre os escritórios de processos de Mato Grosso ocorrerá mensalmente e para o próximo encontro já está confirmada a exposição do caso de sucesso do escritório da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina.

Saiba mais AQUI sobre o trabalho do EG-Process da Seplag.


Fonte: Nayara Takahara | Seplag