Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Sexta-feira, 11 de setembro de 2020.

Seplag melhora gestão e executa 100% dos planos de providências em 2019

Todos os planos de providências e controle interno elaborados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) com o intuito de cumprir as recomendações feitas pela Controladoria Geral do Estado em trabalhos de auditoria foram cumpridos em sua integralidade em 2019. As informações constam no relatório de monitoramento nº 18/2019 divulgado pela CGE esta semana.

Das 66 recomendações expedidas pela CGE nos anos de 2017 e 2018, 65 foram sanadas em sua integralidade em 2019 e apenas uma foi considerada não aplicável em decorrência de mudanças de condições ou de superveniência dos fatos. As providências adotadas são relativas às mais diversas áreas administrativas, como pessoal, contratações, financeiro, contabilidade, patrimônio etc.

Para se ter uma ideia da melhoria de gestão na pasta, em 2018 a secretaria cumpriu apenas 33% das recomendações de auditoria feitas pelo órgão de controle interno do Estado, um aumento de 67% em relação ao ano anterior.

O titular da Secretaria, Basílio Bezerra, atribui esse expressivo grau de saneamento dos apontamentos ao comprometimento, adesão, empenho e engajamento de toda equipe.

“Temos feito uma gestão focada em resultados e esse relatório demonstra que nossa equipe está engajada no aperfeiçoamento da gestão pública demonstrando resultados positivos e mostrando que sempre é possível melhorar”.

De acordo com a CGE, o desempenho da Seplag ficou bem acima da média geral do Estado, que foi de 58,91%. Além da Seplag, atingiram 100% a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) o Instituto de Terras (Intermat), além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que atendeu 95,14% das recomendações da Controladoria.

O secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, elogiou a atuação da Secretaria. "A disposição do gestor em aderir às recomendações do órgão de controle interno (CGE-MT), por meio da elaboração e implementação efetiva dos planos de providências, demonstra seriedade e responsabilidade na gestão dos recursos públicos e na prestação dos serviços à sociedade".


Fonte: D`Laila Borges | Seplag-MT