Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Terça-feira, 01 de setembro de 2020.

Seplag capacita Comitês Setoriais para a inserção de documentos digitais no SIGA-DOC

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) iniciou mais uma fase do ciclo de capacitações sobre o Sistema Integrado de Gestão Administrativa de Documentos (SIGA-DOC). Membros dos Comitês Setoriais do SIGA-DOC estão sendo capacitados para a implantação de documentos digitais no sistema. A atividade teve início nesta segunda-feira (31.08) e seguirá até o dia 17 de setembro com aulas e oficinas práticas realizadas online.

O SIGA-DOC é o sistema oficial do governo de Mato Grosso para a produção e gestão de documentos digitais e visa eliminar gradualmente o trâmite de papel na administração estadual, mediante a adoção do processo digital e ações de desburocratização. A ferramenta já está em uso para processos de nomeação e exoneração, de licença-prêmio e férias, e para o envio de ofício circular e CI circular.

O sistema é um software livre desenvolvido e utilizado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

“A modernização da administração pública contribui para torna-la mais eficiente, econômica e transparente. O governo do Estado entra em um novo momento com o SIGA-DOC”, disse durante a abertura dos trabalhos a secretária adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, Karollyne Martimiano.

Para a superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, Vanda da Silva, a implantação do sistema no governo representa a quebra de um paradigma. “A tecnologia será usada a favor da administração e vem para desburocratizar e tornar mais ágil processos e documentos públicos”, completou Vanda.

Reforço na capacitação

Além das capacitações e dos vídeos tutoriais no YouTube da Seplag-MT, os usuários do SIGA-DOC no governo contam com um novo canal para o esclarecimento de dúvidas: o Canal de Atendimento SIGA-DOC. Os servidores podem entrar em contato pelo e-mail suportesigadoc@seplag.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3613-1806.

Outro canal é a página do SIGA-DOC no site da Seplag. Nela, podem ser acessadas as perguntas mais frequentes feitas pelos usuários, vídeos, manuais, base legal, entre outros materiais de apoio para esclarecer dúvidas sobre o uso do sistema.

Para acessar a página no site da Seplag clique AQUI.

Para ter acesso aos tutoriais clique AQUI.


Fonte: Nayara Takahara | Seplag