Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão

Sexta-feira, 20 de março de 2020.

Inscrições para Academia de Novos Líderes são prorrogadas

A Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Governo, prorrogou até o dia 27 de março as inscrições para o processo de seleção interna da Academia de Novos Líderes. São ofertadas 25 vagas para todo estado.

O curso está em sua terceira edição e tem o objetivo de promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, capacitando os servidores públicos para atuarem como agentes de liderança e inovação.

Os servidores selecionados assinarão um termo se comprometendo a fazer as entregas a cada módulo realizado, além de um projeto de inovação ao final do curso.

O curso tem duração de nove meses e acontece entre os meses de abril e dezembro, sempre às quintas e sextas-feiras a cada 15 dias. Serão ministrados 14 módulos, totalizando 280 horas. Entre os conteúdos abordados estão: direito administrativo, ética na administração pública, coaching executivo e liderança, negociação e gestão de conflitos, gestão de processos, inteligência emocional, comunicação, gestão de documentos, entre outros.

Seleção

Para participar da Academia é necessário ser servidor efetivo; ter concluído o estágio probatório; ter mais de oito anos para o implemento da aposentadoria; não estar ocupando ou ter ocupado cargo comissionado e/ou função de confiança durante o efetivo exercício do atual vínculo e obter autorização do superior imediato, por meio da assinatura do Termo de Compromisso que será enviado por e-mail para os servidores selecionados. 

Academia de Novos Líderes 

O programa teve início em 2018 e é realizado sem nenhum ônus para o Estado, contando com parceria de servidores públicos especialistas nas áreas técnicas e comportamentais dispostos a atuar como facilitadores voluntários. 

O conteúdo é ministrado considerando os princípios andragógicos de Malcolm Knowles, priorizando metodologias que possibilitem clima de segurança e respeito, aplicabilidade dos conhecimentos, autonomia, valorização das experiências prévias, interatividade e feedback entre os participantes. 

Em 2018 e 2019 foram capacitados 59 servidores pelo programa e apresentados 36 projetos de inovação que estão em desenvolvimento em órgãos e entidades do Executivo.

Cronograma

A coordenação do curso informa que em virtude do Decreto 407/2020 publicado em 16 de março, que trata sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (2019-nCoV) a serem adotados governo, o cronograma de seleção interna está suspenso, mas isso não impede que os servidores realizem sua inscrição. Mais informações pelo e-mail: lucianacavalcanti@seplag.mt.gov.br 

Para se inscrever clique aqui.

Confira o edital anexado.

 


Fonte: D`Laila Borges/Seplag