AÇÃO SOCIAL

Governo do Estado é parceiro na realização de campanhas de incentivo à adoção

Terça-feira, 22 de maio de 2012 | Publicado às 20h23

A A

Com o propósito de sensibilizar a população sobre os ganhos afetivos e familiares do ato de adoção, além de minar os diversos tipos de preconceitos no que diz respeito à escolha da cor, sexo e idade dos pretensos filhos adotivos, uma extensa programação de incentivo à adoção está sendo realizada em Mato Grosso. A ação segue até a próxima sexta-feira (25.05),data em que se comemora o Dia Nacional de Adoção.

A Semana da Adoção é uma realização da Corregedoria-Geral da Justiça, por meio da Comissão Estadual Judiciária da Adoção (Ceja), apoiada pelo Governo do Estado, pela Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), pela Assembleia Legislativa, entre outros parceiros.

De acordo com a Comissão Estadual Judiciária da Adoção, atualmente existem em Mato Grosso 68 crianças e adolescentes aptas à adoção e 401 pessoas aptas a adotar. Contudo, os números não fecham porque a grande maioria dos pais com o cadastro aprovado aguardam crianças menores de quatro anos.

Presente no lançamento da campanha estadual de adoção, a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, destacou a importância da parceria com o Poder Judiciário e demais órgãos públicos, no sentido de possibilitar, por meio de campanha de sensibilização, o efetivo encontro de pais e filhos de coração.

“Campanhas como essa que estamos lançando ajudam a conscientizar as famílias de que, independentemente das características físicas, as crianças e os adolescentes tem plenas condições de amar e serem amados”, afirmou Roseli Barbosa.

À frente da Corregedoria-Geral da Justiça e da Ceja, o desembargador Márcio Vidal, salientou que esta ação, realizada anualmente, tem despertado a sociedade para o problema social. “As pessoas vão desamarrando as garras de um egoísmo social, porque adotar é um ato de solidariedade com o próximo, é comprometimento de amor e carinho para que essas crianças e adolescentes não se sintam indesejados e não se tornem marginalizados”, pontuou.

Segundo ele, somente em 2011 foram proferidas 118 sentenças de adoção, enquanto que, de janeiro até 18 de maio deste ano foram 98 decisões semelhantes. “No ritmo que está, vamos superar o resultado do ano passado”, prevê.

Dentre as ações previstas para serem realizadas ao longo da semana estão, audiências públicas, palestras, debates, concurso de redação com a participação dos estudantes das redes pública e privada de ensino, entre outras medidas voltadas à disseminação de informações sobre a importância da legalidade no procedimento de adoção e os benefícios que a prática traz para a sociedade com um todo.

Confira a programação:

Nesta terça-feira (22), o evento será realizado às 17h30 no auditório do Hospital Geral Universitário, com duas palestras seguidas de debates. O tema da primeira palestra será ‘Encaminhamento Legal para Adoção’ a ser ministrada pela promotora de Justiça da Infância e Juventude de Cuiabá, Sasenazy Rocha Soares Daufenbach. A psicóloga Jane Mary Machado da Silva vai abordar o segundo tema ‘Vínculos e Rupturas – Um olhar clínico psicanalítico’.

Já na quarta-feira (23), a programação terá início às 9 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT). ‘A Importância do Cadastro de Adoção’ será o tema da juíza da Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá, Gleide Bispo Santos. Em seguida, o advogado e professor universitário Fabiano Rabaneda abordará ‘Sistema de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Os participantes das programações de terça-feira e quarta-feira receberão certificados, que serão entregues posteriormente ao evento pela equipe organizadora.

A programação segue na quinta-feira, às 20 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, coma realização de audiência pública – Comemorando a Adoção e Analisando suas Emergências.

E na sexta-feira (25), quando se comemora o Dia Nacional da Adoção, ocorrerá a solenidade de premiação do Concurso de Redação com o alusivo à adoção. Esse trabalho é realizado todos os anos pela Ampara com alunos do Sexto ao Nono ano da rede pública e privada. O evento será realizado na Assembleia Legislativa e contará com a participação da cantora Any Rios.

Ainda na sexta-feira, para encerrar a programação da semana será feita uma caminhada cominício na pérgola do Tribunal de Justiça até o Monumento Ulisses Guimarães, na avenida do CPA. No local será realizada a distribuição de materiais educativos.

Com informações do TJ-MT.

Fonte: LUANA BRAGA - Assessoria/Setas-MT