AGRICULTURA

Empaer busca parceria com Prefeitura de Chapada para atender comunidade João Carro

Terça-feira, 22 de maio de 2012 | Publicado às 19h17

Com a finalidade de apresentar o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), executado no município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), na comunidade João Carro, localizada no entorno do Lago de Manso.

A A

Com a finalidade de apresentar o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), executado no município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), na comunidade João Carro, localizada no entorno do Lago de Manso, o diretor técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Almir de Souza Ferro, esteve reunido com o prefeito de Chapada, Flávio Daltro. A reunião aconteceu na segunda-feira (21.05), na Prefeitura Municipal.

Desde 2011, por meio do convênio entre a Empaer e Furnas Centrais Elétricas S/A, foram contratados profissionais com experiências no atendimento a agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária e produtores atingidos por barragens para atender sete comunidades. Desde então foi realizado o levantamento socioeconômico e ambiental para 252 famílias, elaborados 24 projetos de crédito rural, três projetos sociais, cinco para construção de hortas escolares, 55 assessoramentos a seis associações, uma cooperativa e outros.

Conforme Almir, foi realizado um diagnóstico nas comunidades rurais para conhecer a potencialidade da região, definir vocações e buscar alternativas para implantação de algumas cadeias produtivas. Ele esclarece que na comunidade João Carro, predomina o cultivo da mandioca, frutíferas que estão sendo inseridas, utilização do Lago de Manso para produção de pescado, implantação de hortas domésticas e outras. “Estamos buscando uma parceria com a prefeitura municipal para garantir a compra dos insumos para implantação de hortas”, declara Ferro.

Segundo estudos dos técnicos da Empaer, 93% do solo na comunidade João Carro é considerado arenoso, ou seja, pouco produtivo, de baixa fertilidade sendo necessário aplicação de corretivos e adubos para o plantio. O prefeito de Chapada dos Guimarães esclarece que vai encaminhar um funcionário para verificar o trabalho que poderá ser feito em parceria com a Empaer.

Participaram da reunião, o supervisor Regional da Empaer, Vico Capistrano, engenheiros agrônomos Manoel Roque da Costa e Osmano de Freitas Silva.


Fonte: ROSANA PERSONA-Assessoria/Empaer-MT