AGRICULTURA

Empaer e parceiros montam unidade para agricultura familiar durante Entec$ 2012

Quinta-feira, 17 de maio de 2012 | Publicado às 18h52

A A

Acontece de 22 a 25 de maio, a 10ª edição do Encontro Nacional de Tecnologias de Safras - Entec$ 2012, no município de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), no campo de pesquisa da Fundação Rio Verde. Mais de 60 empresas de todos os setores do agronegócio estarão participando como expositoras, com enfoque na tecnologia para o campo e apresentação do potencial econômico da região. A Solenidade oficial de abertura está marcada para às 18 horas.

O Encontro é realizado pela Fundação Rio Verde com apoio da Prefeitura Municipal, Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa) e parceiros. Durante o Entec$ será apresentado o segmento produtivo do agronegócio empresarial e familiar. O extensionista rural da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Esmeraldo de Almeida, fala sobre a Unidade de Referência Tecnológica (URT), instalada numa área de 2 mil metros quadrados, contendo 60 canteiros, de 25 metros cada um, com o plantio de hortaliças (alface, tomate, cenoura, pepino, acelga e outros), plantas medicinais, frutíferas, culturas anuais (mandioca, arroz, trigo e etc.)

Conforme Esmeraldo, os canteiros já estão prontos e com o plantio de culturas utilizadas pela agricultura familiar. Dentro da URT, os participantes vão receber também informações sobre manejo de solo, preparo de canteiros e tratos culturais (adubação, aplicação de fungicida, inseticida, tratamento de sementes e outros). Queremos mostrar na prática para o produtor rural que é possível produzir e ter êxito nas atividades desde que implante tecnologias compatíveis e recomendadas, destaca Almeida.

Este é o segundo ano que a Empaer participa do encontro. Ele esclarece que para montagem da URT, que levou em média 60 dias para conclusão, foram investidos recursos na ordem de R$ 8 mil, oriundo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, empresas privadas, produtores rurais e escritórios da Empaer (Lucas e Sinop). Esmeraldo ressalta, que a expectativa é receber nos quatro dias de evento mais de 10 mil visitantes, que terão a oportunidade de conhecer de perto uma sala de aula para a agricultura familiar, conclui.


Fonte: ROSANA PERSONA-Assessoria/Empaer-MT