COPA

Obras da Copa beneficiam município de Várzea Grande.

Terça-feira, 15 de maio de 2012 | Publicado às 19h57

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Ao completar 145 anos de fundação nesta terça-feira (15.05), o município de Várzea Grande vem ganhando um volume de obras sem precedentes. As intervenções já em andamento para a Copa de 2014 totalizam um aporte de aproximadamente R$ 71 milhões em investimentos. Com a implantação do Módulo Operacional Provisório (MOP) e a grande reforma do aeroporto Marechal Rondon, o volume de investimentos chegará a R$ 160 milhões. As obras de mobilidade vão melhorar significativamente a circulação de veículos, facilitando os deslocamentos da população no perímetro urbano e a ligação com a Capital e outros municípios.

São investimentos significativos na Cidade Industrial, que beneficiarão diretamente toda população que circula ou mora nesta região, disse o governador Silval Barbosa por ocasião do lançamento das obras.

A primeira grande intervenção de mobilidade urbana foi a duplicação da ponte Mário Andreazza, iniciada em maio do ano passado. A nova ponte já está concluída, faltando apenas a junção entre a estrutura de concreto e a pista da rodovia (encabeçamento). A pista antiga também será recuperada, com aplicação de uma nova camada de asfalto.

Na sequência foi iniciada a duplicação da rodovia Mário Andreazza, obra que vem sendo executada em vários trechos, entre a ponte e o Trevo do Lagarto.

Em abril começaram as obras de duplicação da Estrada da Guarita e da ponte sobre o Rio Pari, obras importantes para o fluxo de trânsito na cidade industrial e também no acesso à Capital.

A Estrada da Guarita está sendo duplicada em conformidade com o Plano de Mobilidade para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. A obra vai interligar a região central de Várzea Grande à localidade de Passagem da Conceição, importante ponto turístico da cidade. A duplicação facilitará a ligação entre o aeroporto e a Arena Pantanal, contribuindo para desafogar a av. da FEB e criando uma alternativa de tráfego para o caso de uma interdição daquela avenida.

Também facilitará o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) de Várzea Grande, localizado na Barra do Pari. A distância entre o COT e a Arena Pantanal, palco dos jogos de 2014, será de 2,7 quilômetros. Dessa forma, será atendida também umas das exigências da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e o estádio de futebol.

Neste trecho também está sendo executada a construção, duplicação e reforço de ponte em concreto armado sobre o rio Pari com 56,00 e 54,55m de extensão, localizado na Estrada da Guarita, nos Bairros Guarita I e II, em Várzea Grande.

Aeroporto

Um dos principais legados para o Estado é a reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, orçada em R$ 88,43 milhões. O Módulo Operacional Provisório (MOP), fundamental para o início da reforma, já está em funcionamento, e as obras para construção do prédio para área administrativa da Infraero seguem em andamento.

O edital de licitação para a reforma e ampliação do aeroporto deve ser lançado assim que for assinado o convênio com a Infraero, o que deve ocorrer nas próximas semanas, disse o secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

Outros projetos já confirmados aguardam publicação do edital de licitação, como do viaduto da Dom Orlando Chaves, que integra o pacote de obras de Travessia Urbana para a Miguel Sutil, fruto de convênio entre o governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em fase de licitação, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é o maior projeto de mobilidade urbana para Copa do Mundo em Cuiabá e beneficiará também os moradores de Várzea Grande, uma vez que um dos terminais de passageiros será instalado próximo ao aeroporto, região central da cidade. No trajeto até a Cuiabá, as obras do metro de superfície incluem também um elevado em frente ao aeroporto, duas trincheiras na av. da FEB e uma nova ponte sobre rio Cuiabá.

A cidade industrial será presenteada ainda como Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, na região da Passagem da Conceição, com capacidade para cinco mil torcedores. Será o primeiro estádio de futebol em Várzea Grande, contribuindo para fortalecimento do esporte no município.

Várzea Grande passará por importantes intervenções de mobilidade urbana que vão melhorar significativamente a infra-estrutura viária, além do novo modal de transportes, o VLT. Com a reforma e ampliação do aeroporto poderemos atender melhor a demanda crescente de turistas, além de recepcionarmos melhor pessoas de todo o mundo que estarão aqui em 2014. Tudo isso movimenta também a economia de Várzea Grande, propiciando emprego, renda e melhor qualidade de vida para população, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.

OBRAS EM ANDAMENTO/VG

Duplicação da ponte Mário Andreazza

Duplicação da Rodovia Mário Andreazza

Duplicação da Estrada da Guarita

Duplicação da ponte sobre o Rio Pari

Construção do prédio para área administrativa da Infraero

OBRAS EM LICITAÇÃO

VLT, que inclui em seu trajeto até Cuiabá um elevado em frente ao aeroporto, duas trincheiras na av. da FEB e uma nova ponte sobre rio Cuiabá.

AGUARDAM LANÇAMENTO DE EDITAL DE LICITAÇÃO

Reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon

Viaduto da Dom Orlando Chaves

Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari.

 


Fonte: RODRIGO AMORIM- ASSESSORIA/SECOPA