COPA DO MUNDO 2014

Sessão pública de abertura das propostas para licitação do VLT será realizada nesta terça-feira

Segunda-feira, 14 de maio de 2012 | Publicado às 21h13

A A

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) realiza nesta terça-feira (15.05), às 9h30, em Cuiabá, a sessão de abertura das propostas para licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O processo licitatório está em curso nos moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante.

Durante a sessão serão entregues os envelopes contendo as propostas de preços e propostas técnicas das empresas interessadas, além da documentação necessária para o credenciamento. A Comissão de Licitação da Secopa divulgará os valores globais indicados por cada um dos concorrentes e as propostas técnicas serão analisadas internamente.

No RDC, a divulgação do orçamento das obras ocorre no final da licitação possibilitando maior competitividade entre os concorrentes. Contudo, os órgãos de controle tem acesso a todas as informações disponíveis. O Estado está viabilizando um empréstimo no valor de R$ 1,2 bilhão (através da Caixa Econômica Federal e BNDES). Entretanto, o valor da obra só será conhecido ao fim do certame, com o anúncio do vencedor.

“A meta é anunciar em até dez dias o nome do vencedor e, na sequência, providenciaremos todos os trâmites legais para assinatura do contrato e liberação da ordem de serviço”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães. O prazo contratual para entrega do metrô de superfície é de até 24 meses.

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.

O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

SUGESTÃO DE PAUTA

Sessão pública de abertura das propostas do VLT
Quando?
 terça-feira (15.05), às 9h30
Onde? sede da Secopa, na Av. José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), nº 510 – B. Duque de Caxias – Cuiabá/MT

 


Fonte: RODRIGO AMORIM- ASSESSORIA/SECOPA