ECONOMIA

Sicme analisa serviço dos CAEs em Mato Grosso.

Segunda-feira, 14 de maio de 2012 | Publicado às 18h41

A A

Um levantamento sobre os serviços prestados pelos 42 Centros de Atendimento Empresarial (CAE) espalhados por Mato Grosso será feita a cada dois meses pela equipe técnica da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). A primeira analise, realizada no início de maio, revela que as unidades estão bem estruturadas e que o número de atendimentos cresce a cada mês.

A funcionária do CAE de Mirassol D Oeste, Ana Maria de Jesus Pires, elogia a infraestrutura da unidade de seu município e diz que a maior demanda é para obter informações sobre o Empreendedor Individual (EI). “Além disso, há grande procura por financiamentos e orientações para preencher formulários e boletos de pagamentos”.

Só no primeiro bimestre de 2012, os CAEs já emitiram 57.067 boletos para pagamentos. Cada unidade emitiu em média 1.358 documentos. Além disso, a pesquisa revela que nestes dois primeiros meses de 2012, os CAEs já fizeram 976 Relação Anual de Informação Social (Rais), 4.388 Declarações Federal do Simples e 929 Declaração Municipal (ISSQN).

Fabiana Garcia de Melo, representante do CAE de Tangará da Serra, diz que em seu município a principal demanda também é sobre as linhas de crédito. Cada unidade já atendeu em média 30 interessados em informações sobre o assunto. Destes, 21 foram beneficiados com algum tipo de financiamento.

Em todo Mato Grosso, 897 empresários, atendidos nas 42 unidades dos CAEs, tiveram acesso às linhas de créditos. Destes, 438 foram atendidos pelo MT Fomento, 114 pelo Sicredi, 165 pelo Banco do Brasil e 180 tiveram acesso a outros tipos de linha de crédito. É preciso ter paciência e dedicação para orientar cada pessoa, ressalta Fabiana Garcia de Melo.

Quando o assunto é Empreendedor Individual (EI), os funcionários do CAE estão sempre prontos a auxiliar os interessados. Ao todo, as 42 unidades já orientaram 7.558 pessoas interessadas em se tornar EI. Destes, 6.225 fizeram o registro de EI. Cada unidade orientou em média 164 pessoas e efetivou o cadastro de 127.

O secretário da Sicme, Pedro Nadaf, conta que o objetivo deste levantamento, que será feito a cada dois meses, é aprimorar o serviço prestado pelos CAEs. Com este trabalho será possível acompanhar o desempenho de cada unidade. Estes dados ainda servirão de base para definirmos de futuras ações para incrementar o desenvolvimento econômico em cada região. A expectativa é que em 2012 sejam instalados mais 16 CAEs. A primeira ideia, em 2008, era abrir apenas 20 unidades, mas as solicitações não param de chegar.

CAPACITAÇÃO – Na última terça-feira (08.05), representante dos 42 CAEs estiveram reunidos em Cuiabá para mais um treinamento. Eles assistiram palestras sobre os serviços oferecidos pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), que são autarquias vinculadas à Sicme.

Os funcionários dos CAEs também receberam informações sobre as linhas de créditos ofertadas pela Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento). O secretário Adjunto da Sicme, Válerio Gouveia, explicou que como a maior demanda nas unidades do Cae são para obter informações sobre linha de créditos é importante qualificar os funcionários para que possam prestar serviços de qualidade para os empreendedores.

A capacitação também contou com apresentações dos técnicos da Sicme que são superintendentes de Indústria, Comércio, Minas e Energia. Representantes do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também participaram da qualificação para os funcionários do CAE.

A funcionária do CAE de Colniza, Gisele Paiva, conta que durante o encontro teve várias ideias que irá implantar na unidade de seu município. Temos recebido capacitação e suporte da Sicme e do Sebrae para orientarmos cada vez melhor o nosso empresário. Gisele ressalta ainda que em Colniza é preciso estabelecer um vinculo maior entre o CAE e o empresário.


Fonte: ELAINE PERASSOLI-ASSESSORIA/Sicme-MT