NO PARQUE DAS ÁGUAS

Seplag realiza 2ª edição da corrida Largue o Cigarro Correndo

Quinta-feira, 31 de agosto de 2023 | Publicado às 10h31

Além da prática esportiva, a ação estimula a socialização e conscientiza os servidores sobre os malefícios do tabagismo

A A

Ao final do trajeto, os corredores aproveitaram a mesa de frutas oferecida pela organização. Todos os participantes ganharam medalhas. (Crédito: Cristiano Emanuel | Seplag-MT)

Tênis esportivo, calças legging e shorts tactel. Os servidores estaduais abandonaram as roupas formais e se prepararam para a corrida que aconteceu no Parque das Águas, no fim de tarde desta terça-feira (29.08). O treino coletivo “Largue o Cigarro Correndo” foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Cigarro e reuniu cerca de 150 servidores.

A ação foi promovida pela Secretaria Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST), em parceria com o MT Saúde, responsável pela aferição da pressão dos participantes e a realização de primeiros socorros. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo está associado a uma média de 162 mil mortes por ano no Brasil.

“É uma ação simbólica, porém extremamente relevante. A Seplag, como secretaria de gestão, precisa adotar este tipo de posicionamento, sobretudo, no combate de algo tão nocivo à saúde, como o cigarro”, declarou o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra.  Todas as secretarias foram convidadas a participar. Os cinquenta primeiros inscritos receberam a camiseta do evento.

Participantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), da Prefeitura de Cuiabá, também compareceram à realização. É o caso da Cecília Boaventura, de 75 anos, que pratica esportes há mais de duas décadas e foi campeã, em sua faixa etária, de grandes corridas na capital. “Comecei no CCI como acompanhante da minha mãe, falecida há nove anos. Ela foi e eu continuei”, contou. 

Cecília Boaventura, de 75 anos, participou do treino coletivo. (Crédito: Cristiano Emanuel | Seplag-MT)

Além dos benefícios físicos e mentais da prática esportiva, a CSST/Seplag arrecadou alimentos não perecíveis com a realização da corrida, os quais serão doados a instituições e pessoas carentes. “Sabemos de muitas pessoas que passam por necessidades e precisam desses alimentos. Por isso, de agora em diante, realizaremos campanhas de arrecadação em nossos eventos”, declarou o educador físico da CSST/Seplag, Valdecarlos Santos.

*Supervisão de texto de Vitor Hugo Batista.


Fonte: Jorge Amorim* | Seplag-MT