MAIO VERMELHO

MT Saúde promove bate-papo online sobre câncer de boca com especialista credenciado à rede do plano

Segunda-feira, 29 de maio de 2023 | Publicado às 09h47

Diagnóstico da precoce da doença eleva as chances de cura do paciente para 95%

A A

O MT Saúde realizará na terça-feira (30.05), às 9h30, o Bate-papo online “Câncer de Boca: sintomas e tratamento". A ação objetiva chamar a atenção dos servidores públicos e da população em geral para o diagnóstico precoce do tumor como o principal fator para a cura da doença, que, em estágio inicial, é silenciosa.

O convidado dessa edição é o médico Alessandro Campos, coordenador do Centro de Oncologia e diretor do Hospital São Mateus, credenciado ao plano MT Saúde. O bate-papo com o especialista será transmitido ao vivo pelo canal do convênio no YouTube e também pela plataforma Google Meet. Clique aqui para se inscrever.

A conversa sobre o assunto será realizada em alusão à campanha nacional Maio Vermelho – movimento de conscientização e prevenção sobre o câncer bucal –, e ocorrerá em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT). O câncer de boca é um tumor maligno que afeta a estrutura da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato) e língua. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o tumor é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. 

Em estágio inicial, a doença é silenciosa e não apresenta sintomas. Por esse motivo, o diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença, pois possibilita chances de até 95%. Quando o paciente apresenta algum sintoma como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%. Entre os principais fatores de risco para o câncer de boca estão o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Bate-papo MT Saúde

O Bate-papo online do MT Saúde é um projeto do convênio, cujos objetivos principais são informar, prevenir e cuidar dos seus beneficiários. Ele ocorre mensalmente, sempre com um assunto do momento abordado por especialistas credenciados à rede de prestadores do plano, e é transmitido ao vivo em seu canal no YouTube.

Confira AQUI a playlist de todos os eventos.


Fonte: Nayara Takahara- MT Saúde