E-LAB 65/66

Governo de MT promove encontro para debater inovação e soluções para o setor público

Terça-feira, 16 de maio de 2023 | Publicado às 09h37

Evento também irá capacitar os servidores como laboratoristas e estimular a cultura de inovação dentro das instituições

A A

O Governo de Mato Grosso realiza, entre os dias 29 e 31 de maio, o Encontro de Laboratórios de Inovação de Mato Grosso (E-Lab 65/66), com o tema "Inovar para Transformar o Mundo". 

O evento, promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria o Tribunal de Justiça e outras instituições públicas, reunirá especialistas do país para debaterem inovações e soluções tecnológicas aplicáveis ao setor público, além de capacitar os servidores como laboratoristas e estimular a cultura de inovação dentro das instituições.
 
De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o intuito é aproximar as instituições parceiras no que diz respeito à inovação e interações do ecossistema em Mato Grosso.

“Queremos aprimorar as práticas e ferramentas de inovação disponíveis para acelerar os processos de trabalho com soluções inovadoras. Isso trará mais eficiência à máquina pública e maior qualidade aos serviços prestados à população”.

Além do Governo e TJ, o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Tribunal Regional Eleitoral são parceiros do E-Lab 65/66, que será realizado na sede do Tribunal de Justiça.

Programação
No dia 29, o tema será a “Importância dos laboratórios de inovação para o setor público”, com palestra magna do servidor público federal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rodrigo Narcizo, que também é cofundador da Rede Conexão Inovação Pública, professor universitário e facilitador do Enap Transforma.

No dia 30, o tema será “Pelo direito de entender: como melhorar a comunicação jurídica no setor público usando a linguagem simples e o direito visual?”. A palestra magna será ministrada pela gestora de Inovação Jurídica do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará, o Íris LabGov, Mariana Zonari.
 
Já no terceiro e último dia do encontro, o tema da palestra será “Inteligência Artificial e novas tecnologias”, com o cientista-chefe de dados e transformação digital e professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, José Antônio Fernandes de Macedo, que também é coordenador do Laboratório de Ciência de Dados (InsightLab).

Nas mesas de debate, o E-Lab contará com o coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório de Minas Gerais (UAILab), o juiz Rodrigo Faria; a juíza Aline Vieira Tomas, responsável pelo projeto Simplificar 5.0, de Legal Design e Inteligência Artificial, do TJ-GO; a juíza coordenadora do InovaJusMT, Viviane Brito Rebello; o superintendente de Governança Digital e inovação da Seplag- MT, Washington Silva; o procurador do Estado de Mato Grosso e membro do Laboratório de Inovação da PGE/MT, Caio Albuquerque; e o analista de Tecnologia da Informação da MTI e secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas do Governo de MT, Sandro Brandão.

Realizado de forma híbrida, além das palestras principais e das mesas, o evento contará com pitches (apresentações) no período matutino, no espaço Gervásio Leite, com transmissão pelos canais do Youtube da Seplag-MT e do Tribunal de Justiça e pela TV Assembleia.

LabSin
O Laboratório de Inovação do Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas do Poder Executivo (LabSin) foi institucionalizado pelo decreto 1.350 de 2022 e será lançado de forma virtual ainda este mês. Ele representa o Estado como laboratório central de inovação.

Ele se classifica como um laboratório desenvolvedor e criador de inovação voltado à solução de desafios específicos e educador focado em promover mudanças na forma como as organizações públicas lidam com a inovação, principalmente por meio do desenvolvimento de habilidades e transformação de processos.

O LabSin tem como objetivo apoiar órgãos e entidades por intermédio de um portfólio de serviços, proporcionar espaço de experimentação, fomentar a conexão de ideias, indicar metodologias e ferramentas para implementação de núcleos setoriais de inovação e promover a participação dos setores relacionados à inovação no Sistema de Inovação em Práticas Públicas do governo de Mato Grosso (Sinova).

Também são papéis do LabSin reconhecer e valorizar o servidor inovador, atuar em processos estratégicos de Governo, acelerar projetos de inovação e envolver a alta liderança no processo de formação da cultura de intraempreendedorismo e inovação em práticas públicas.

Para acompanhar o E-Lab 65/66 de forma virtual, inscreva-se AQUI.

Confira programação completa AQUI.

Com informações da assessoria do Laboratório de Inovação do TJ – MT.


Fonte: D`Laila Borges | Seplag - MT