VAGAS PARA CAPACITAÇÃO

De oratória a gestão de documentos: confira os novos cursos oferecidos pela Escola de Governo a partir de hoje

Segunda-feira, 15 de maio de 2023 | Publicado às 16h49

No total, os quatro cursos somam 400 vagas, 100 oferecidas na modalidade presencial e 300 por meio do ensino à distância

A A

Oratória e Inteligência Emocional, Gestão de Documentos, Gestão da Mudança e Violência Sexual Infantil nas Famílias: Mecanismos de proteção, prevenção e enfrentamento social. Essas são as novas qualificações oferecidas pela Escola de Governo para o mês de maio. As inscrições começam hoje (15.05) e contam com modalidades presenciais e online.

Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo para todos os servidores públicos estaduais. O objetivo é promover a formação e o aperfeiçoamento contínuo da gestão pública.

No total, os quatro cursos somam 400 vagas, 100 oferecidas na modalidade presencial e 300 por meio do ensino à distância. A carga horária varia entre 16 e 40 horas. Na próxima semana, a Escola de Governo irá divulgar novos cursos. 

Confira abaixo um breve resumo das capacitações oferecidas:

Oratória e Inteligência Emocional

Se o seu objetivo é desenvolver capacidades de se expressar em público, o curso Oratória e Inteligência Emocional conta com um conteúdo programático que atende a essa procura. As inscrições vão até 18 de maio e serão ofertadas 30 vagas. O curso acontecerá no auditório da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) entre os dias 22 e 26 de maio.

A facilitação será feita pelo pedagogo e especialista em liderança e coaching, Marcelo Campos, que trará técnicas de comunicação oral e expressão corporal, além de métodos para controle do medo, ansiedade e timidez ao falar em público.

O conteúdo também prevê estratégias de desenvolvimento da inteligência emocional e auxílio na criação de apresentações escritas e em projeções com uso de slides. A carga horária totaliza 20 horas.

Para se inscrever, clique aqui.


Gestão da Mudança

Para os servidores públicos que trabalham nas áreas de gestão estratégica, planejamento, desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas, o curso de Gestão de Mudança oferece conteúdos que convergem para o desenvolvimento de competências pertinentes a esses profissionais.
Os interessados terão até o dia 2 de junho para se inscrever. Serão oferecidas 30 vagas na modalidade presencial. A capacitação acontece no auditório da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) entre 29 de maio e 2 de junho.

Entre as competências a serem desenvolvidas estão visão sistêmica, inovação, resolução de problemas com base em dados e capacidade de lidar com situações de mudanças. A facilitação será feita pelo gestor governamental, especialista em Administração Pública e Ciência Política, Vinícius de Carvalho Araújo, que trará exercícios com a metodologia de gestão ADKAR (consciência, desejo, conhecimento, habilidade e reforço, na sigla em inglês). A carga horária totaliza 16 horas.

Para se inscrever, clique aqui.


Violência Sexual Infantil nas Famílias: Mecanismos de proteção, prevenção e enfrentamento social

Com o objetivo de formar e capacitar educadores, profissionais da saúde, do sistema penitenciário e profissionais da área de proteção à criança e adolescência, a Escola de Governa oferece o curso “Violência Sexual Infantil nas Famílias”, que acontece entre os dias 29 de maio e 1º de junho no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Cuiabá. As inscrições terminam no dia 24 de maio e serão oferecidas 40 vagas.

O conteúdo está dividido em quatro unidades: relações afetivo-amorosas e sexualidade humana saudável; violência sexual infantil e os impactos no desenvolvimento humano; mecanismos de proteção e prevenção à violência sexual infantil; e características, crenças e pensamentos do autor de violência sexual. A carga horária totaliza 16 horas.

A facilitação será feita pela psicóloga, servidora pública da Secretaria de Segurança Pública (SESP) e coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário, Olga Cabelho de Santana. Ela também é membro da Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça, da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia e professora de psicologia da Faculdade FASIPE, em Cuiabá.

Para se inscrever, clique aqui.

Gestão de Documentos

Para os servidores que procuram compreender, analisar e operar a gestão documental, a Escola de Governo está com 300 vagas abertas para o curso EaD de Gestão de Documentos. As inscrições vão até 4 de junho. A capacitação inicia em 12 de junho e finaliza em 9 de julho.

Além de ampliar o conhecimento e habilidades para a execução dos procedimentos para registro, tramitação e manuseio de documentos oficiais, o servidor será capacitado para garantir especial proteção a documentos de arquivos, como forma de apoiar a administração, a cultura, o desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. O conteúdo programático prevê quatro unidades, com uma carga horária de 40 horas.

Para se inscrever, clique aqui.


Fonte: Vitor Hugo Batista | Seplag-MT