BOAS PRÁTICAS

Governo de MT recebe visita de gestores de MS interessados em conhecer as iniciativas de sucesso no estado

Sexta-feira, 10 de março de 2023 | Publicado às 16h38

Secretários buscaram conhecer modelos de gestão e sistemas implementados no Estado

A A

Fotos: Cristiano Neto

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, recebeu nesta quinta-feira (09), uma equipe de gestores de Mato Grosso do Sul em busca de informações sobre as iniciativas e práticas de sucesso desenvolvidas pelo Governo e também para trocar conhecimento a respeito da administração pública, além de conhecer as propostas já implementadas e em desenvolvimento pela gestão realizada pelo atual governo.

Entre as boas práticas do Estado apresentadas à comitiva estão os sistemas Integrado de Gestão Documental (Sigadoc), Biométrico de Controle de Frequência (WEBPonto), e o Entregas MT.

O titular da Seplag, Basílio Bezerra, destacou à comitiva algumas medidas de gestão que foram adotadas pelo Estado, que, além de melhorarem o desempenho da administração, trouxeram economia aos cofres públicos.

 “O uso da tecnologia otimizou recursos, melhorou o controle e reduziu a burocracia na administração pública, tornando a gestão mais eficiente, bem como contribuiu para a sustentabilidade ambiental”, comentou o gestor ao acrescentar que, com ações pontuais, o Estado conseguiu melhorar a gestão pública e ao mesmo tempo economizar recursos para que pudessem ser investidos na prestação de serviços de qualidade à população.

Durante a reunião técnicos da Seplag, responsáveis pela implantação e manutenção desses sistemas detalharam o funcionamento deles e todo o caminho percorrido pela administração e os benefícios alcançados com as medidas.

A Secretária de Administração e Desburocratização de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Nardes, afirmou estar impressionada com a evolução de Mato Grosso no que diz respeito à gestão e aos sistemas utilizados na melhoria de processos e fluxos na administração.

“O nosso governador Eduardo Riedel também veio da iniciativa privada e tem essa mesma vertente de transformação digital. Esse contato realizado com Mato Grosso será muito oportuno para que possamos potencializar e fazer essa troca de experiência e boas práticas entre os entes federados. Estamos muito impactados positivamente com a estrutura que o Estado tem implementado na área de gestão”.

O secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, Pedro Caravina, ressaltou que a ideia da visita foi absorver aquilo que funciona bem em gestão e que Mato Grosso tem muito a oferecer.

“Tivemos uma ótima impressão a respeito da organização de MT em relação à gestão e à questão digital, viemos em busca de eficiência na digitalização de processos, gostamos muito do que foi apresentado, encontramos aqui alguns modelos que estávamos buscando para implementar em nosso estado”.

Foto: Cristiano NetoSistemas apresentados

A superintendente de Arquivo Público da Seplag, Vanda da Silva, fez a apresentação do Sigadoc e explicou todo o processo de implantação. Em funcionamento há dois anos, ele possui código aberto e trabalha com a produção, a edição, a assinatura e a tramitação de documentos e processos de forma totalmente eletrônica e eliminou totalmente a tramitação de documentos físicos no Executivo.

O coordenador de Monitoramento e Pessoal da Seplag, Jomair Robson da Silva, mostrou o novo Sistema Biométrico de Controle de Frequência (WEBPonto2.0) que está sendo desenvolvido, e o secretário-chefe de Gabinete de Governo, Jordan Espíndola dos Santos, explicou sobre o sistema Entregas, que é utilizado pelo Governador Mauro Mendes para acompanhar o andamento e execução das entregas do Estado, sejam elas obras ou serviços.

Participaram também da reunião o secretário de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo, e o superintendente de Gestão da Informação, Gustavo Nantes, ambos de MS, além de secretários adjuntos e técnicos da Seplag e representantes da Controladoria Geral do Estado e da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação.


Fonte: D`Laila Borges | Seplag - MT