OUTUBRO MOVIMENTE

Seplag premia equipes vencedoras do Desafio da Inovação

Segunda-feira, 07 de novembro de 2022 | Publicado às 17h29

A cerimônia contou com a participação das equipes vencedoras das competições esportivas e o anuncio do ganhador do Desafio da Inovação

A A

Vencedores do Desafio da Inovação 2022 - Foto por: Cristiano Emanuel

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da adjunta de Gestão de Políticas Públicas, realizou nesta sexta-feira (04), no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), o encerramento e premiação da segunda edição do Outubro Movimente - Ideias em Movimento.

Participaram das atividades do Outubro Movimente 20 secretarias no total. Foram cerca de 20 horas de lives com oficinas e mesas realizadas ao longo do mês de outubro com intuito de fornecer suporte aos servidores que desenvolveram os projetos inovadores e participaram do Desafio da Inovação. Aproximadamente 1.500 funcionários públicos foram mobilizados.

Ao todo foram desenvolvidos 16 projetos gerando uma cultura de inovação e troca de ideias. Durante a cerimônia houve a apresentação de pitch das seis equipes finalistas selecionadas no Desafio da Inovação, onde cada uma contou com três minutos para apresentar sua proposta de projeto inovador.

Para o Secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, inovar é mais do que criar algo novo, é resolver problemas e encontrar soluções, e o Outubro Movimente possibilita isso. “O prêmio Desafio da Inovação visa proporcionar a valorização das ideias dos servidores e empoderá-los enquanto protagonistas de uma mudança de cultura dentro do ambiente público, para favorecer um local de trabalho criativo e aberto a práticas inovadoras e ao intraempreendedorismo”.

Dentre as propostas apresentadas tiveram projetos desenvolvidos e pensados inteiramente pelos servidores públicos, com intuito de solucionar problemas e desafios do dia a dia de trabalho com propostas inovadoras. Foram apresentadas iniciativas visando educação financeira, agilidade de atendimento com o público e cuidados com a saúde física e mental dos servidores.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, o maior trunfo da administração pública para entregar melhores serviços ao cidadão é o servidor público.

“Acreditamos que o genuíno servidor aprimora seus talentos pelo estudo e pela reforma íntima, e utiliza esses recursos na construção de um mundo melhor e auxilia o próximo ao atender suas legítimas necessidades. Nossa missão na área de inovação e intraempreendedorismo é apoiar nossos colegas servidores preparando mecanismos para se beneficiarem desse poderoso elemento do progresso”.

Equipe vencedora em 1º lugar do Desafio da Inovação. Foto por: Cristiano Emanuel

Equipe da Politec, vencedora do Desafio da Inovação. Foto: Cristiano Emanuel.

Vencedores

Em 1º lugar ficou o projeto “Espaço Inspire”, proposto por servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que visa proporcionar práticas de bem-estar para os servidores públicos do órgão.

Idealizado na tipologia de contêiner, o projeto multifuncional é destinado a práticas de bem estar como ginastica laboral, yoga, meditação, descanso pós-almoço, massagem quick e restabelecimento da saúde física e mental, proporcionando aos servidores um ambiente de trabalho saudável para reduzir o esgotamento mental, cansaço e estresse durante as horas de expediente.

“Desenvolvemos alguns protótipos nesse mês com resultados positivos e como a gente já tem uma previsão de fonte financiadora, ele tem tudo para ser implementado e alcançar os resultados que são planejados, que é qualidade de vida e bem-estar para nossos servidores”, destaca Andrea Diniz, líder da equipe.

Em segundo lugar ficou o projeto “Íris Assistente Virtual”- também da Politec- uma solução tecnológica visando reduzir o tempo médio de resposta da ouvidoria da órgão, que pode beneficiar tanto os servidores quanto os usuários dos serviços ofertados por eles.

Desenvolvido inteiramente pela equipe e de baixo custo, trata-se de um robô de bate-papo (chat-bot) que pretende interagir com o usuário e reduzir o tempo de respostas para as solicitações de informações com respostas programadas.

“Ele foi equipado com cinquenta e duas perguntas. Então ele sabe explicar algumas funcionalidades básicas, como cadastro e protocolo. Ele dará orientações relacionadas a isso. Em outro momento ele pode ser equipado com outras funções”, pontua o líder da equipe da Politec, Jaime Trevizan.

Em terceiro lugar ficou a “Sala de Conversa PSI”, da servidora Midiã Ferreira da Secretaria de Saúde. O projeto visa promover a saúde mental dos servidores no Complexo Regulador de Saúde do Estado de Mato Grosso (SUREG/SES-MT) através da conversa e escuta ativa.

Por meio de uma sala reservada para acolhimento dos servidores e com a presença de um profissional da psicologia, onde seriam acolhidas questões relativas ao trabalho, identificação de pontos críticos na comunicação interna e resolução de conflitos pontuais nas equipes. A perspectiva é de promoção à saúde, bem-estar psicossocial e qualidade de vida no trabalho.

“O projeto também inclui estimular a prática de atividade física dos servidores do Complexo Regulador, oferecer espaços adequados à produção de saúde mental e participar das campanhas de prevenção de doenças, de promoção, proteção, recuperação da saúde dos servidores”, explica Midiã.

Atividades esportivas

Também foram entregues os troféus e medalhas para as equipes vencedoras das categorias esportivas. Foram premiados no vôlei as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Planejamento e Gestão (Seplag) e Segurança Pública (Sesp), 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

Equipe da Secel, vencedora do campeonato de vôlei. Foto: Cristiano Emanuel.

Já os vencedores da Corrida da Inovação foram a Procuradoria Geral do Estado (PGE), 1ª colocada, e as secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Fazenda (Sefaz), 2ª e 3ª colocadas, respectivamente.

Equipe da PGE, vencedora da corrida no Parque das Águas. Foto: Cristiano Emanuel.

Outubro Movimente

Idealizado pela Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Sinova/MT em parceria com o MT Saúde, a 2ª edição do “Outubro Movimente – Ideias em Movimento” foi realizado em formato híbrido e gratuito, com painéis, oficinas, mentorias e um desafio de inovação em práticas públicas para os servidores. O evento acontece em outubro devido ao Dia do Servidor Público (28/10).


Fonte: D`Laila Borges e Mariana da Silva | Seplag-MT