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Governador Silval Barbosa se reúne com presidente do Ibama nesta quarta-feira em Brasília

Quarta-feira, 18 de abril de 2012 | Publicado às 18h20

O governador Silval Barbosa, acompanhado do secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, membros da bancada federal e representantes da América Latina Logística (ALL), será recebido ne

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O governador Silval Barbosa, acompanhado do secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, membros da bancada federal e representantes da América Latina Logística (ALL), será recebido nesta quarta-feira (18.04), às 11 horas, pelo presidente interino do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Francisco Marques, na sede do órgão em Brasília.

O Ibama ainda não entregou a Licença de Operação (LO) da ferrovia do trecho até o terminal Intermodal de Itiquira. Sem essa licença o terminal não pode operar, embora a licença de operação (LO) específica do terminal já foi expedida pelo órgão. Segundo o secretário Francisco Vuolo, o governador Silval Barbosa espera nesta reunião ter o aval do presidente do Ibama, já que os prazos não foram mantidos.

A conclusão do terminal de Itiquira foi realizada dentro do cronograma estabelecido pela ALL em parceria com o Governo de Mato Grosso. A ALL entrega os últimos documentos para acelerar a liberação da LO.

A Ferronorte agora deve chegar a Rondonópolis até o início de 2013, onde será construído um dos maiores terminais intermodais, para escoamento da produção agrícola e outros produtos.

O Governo de Mato Grosso já está trabalhando nos estudos e projetos para extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo entre Rondonópolis – Cuiabá. O trecho deverá ter 220 km e vai exigir um investimento na ordem de R$ 800 milhões. Vuolo destaca que os encaminhamentos dos estudos de EIA-Rima que serão feitos pela Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Federal de Santa Catarina estão sob a coordenação da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).

No trecho Cuiabá – Rondonópolis e Cuiabá – Santarém o modelo de concessão será definido em conjunto com o Governo Federal e pode ser concluída exclusivamente com recurso público ou por meio de PPPs, como é do interesse dos chineses que já formalizaram a intenção junto ao Governo de Mato Grosso.

Fonte: JOÃO BOSQUO- ASSESSORIA/SECOM-MT