AGRICULTURA

Pesquisadores visitam produtores do Vale do Rio Cuiabá com tradição no cultivo da mandioca

Terça-feira, 17 de abril de 2012 | Publicado às 18h39

Com objetivo de selecionar e avaliar o acervo de germoplasma da cultura da mandioca, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e técnicos

A A

Com objetivo de selecionar e avaliar o acervo de germoplasma da cultura da mandioca, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) visitaram durante quatro dias (10 a 13.04), propriedades rurais em seis municípios no Vale do Rio Cuiabá, e foram coletar informações e dados sobre o sistema de plantio, variedades, área plantada, industrialização, tradição e outros.

A pesquisadora da Embrapa, Eulália Hoogerheide e coordenadora do Projeto Dinâmica Cultural Socioeconômica de Comunidades Tradicionais, com enfoque no uso e conservação da agrobiodiversidade da mandioca, esclarece que a finalidade é avaliar as variedades utilizadas pelos produtores rurais que tem tradição no cultivo. “Cada local tem um acervo diferente e pretendemos avaliar essa diversidade genética da cultura da mandioca”, explica Eulália.

Conforme a coordenadora, o primeiro passo será uma pesquisa de campo junto com o agricultor, ou seja, um diagnóstico participativo com levantamento das variedades existentes. Para realização do trabalho serão escolhidas de uma a três comunidades rurais. A pesquisa vai avaliar as características visuais da planta, tipo das folhas, cor, polpa, casca, ramificação e diversidade genética. A previsão para concretizar a pesquisa é de três anos.

Mato Grosso é o centro de origem da mandioca. Ela ressalta que é importante conservar todo acervo de germoplasma e essa região do Estado tem um vazio de coleta. Então é necessário catalogar e identificar o material genético para armazenar no banco de germoplasma . “Nossa intenção é valorizar as variedades locais e produtivas a fim de repassar para outros agricultores”, destaca Eulália.

O coordenador regional da Empaer, Vico Capistrano de Alencar, fala que visitaram os municípios de Cuiabá - comunidade Rio dos Couros; Poconé - comunidade São Benedito; Nossa Senhora do Livramento; Campo Alegre de Baixo e Mata Cavalo; Jangada- Ribeirão das Pedras, Vaquejador, Mutum e Quilombo; Acorizal- Chapéu do Sol; Nobres- Água Limpa no Projeto de Assentamento Coqueiral.

Participaram da visita as pesquisadoras da Embrapa, Silvia Campos Botelho, Suzinei Silva Oliveira; pesquisadoras da Unesp, Juliana Rodrigues e Maria Christina de Mello Amorozo e técnicos agropecuários da Empaer.

Fonte: ROSANA PERSONA-Assessoria/Empaer-MT