QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Seplag investe na capacitação de estagiários do Governo do Estado

Quinta-feira, 19 de agosto de 2021 | Publicado às 18h05

Objetivo é aumentar as chances de empregabilidade dos estudantes no mercado de trabalho. Governo do Estado possui em seu quadro de pessoal mais de dois mil estagiários

A A

?Muitos destes estudantes estão tendo a sua primeira oportunidade de emprego através deste estágio com o Governo?, afirmou o titular da Seplag, Basílio Bezerra. - Foto por: Nayara Takahara/Seplag-MT

Está em execução pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, o projeto “Certificação Avançada de Estagiários.gov”, voltado a estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação contratados como estagiários do Poder Executivo estadual.

O principal objetivo da iniciativa é investir na formação profissional desse público no intuito de aumentar as suas chances de emprego no mercado de trabalho, explicou o titular da Seplag, Basílio Bezerra.

“Muitos destes estudantes estão tendo a sua primeira oportunidade de emprego, de contato com o mercado de trabalho, através deste estágio com o Governo. Outros estão aqui para expandir a sua rede de contatos profissionais ou para conhecer a dinâmica do serviço público”, pontuou Basílio. “Quanto mais adquirirem conhecimento e souberem dos caminhos para ingressar no mercado, maiores serão as suas chances de obter um emprego”, completou.

Segundo a Associação Brasileira de Estagiários (Abres), além de promover a vivência corporativa, o estágio ainda oferece renda para a manutenção dos estudos e é um aliado da educação, pois sua prática só é permitida para quem está regularmente matriculado e frequentando uma instituição de ensino.

Atualmente, o Governo do Estado possui em seu quadro de pessoal 2.107 estagiários. Desses, 67 estão matriculados no ensino médio, 1.328 na graduação e 712 na pós-graduação. Mato Grosso é um dos estados pioneiros na contratação de estagiários de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). O último processo seletivo para o programa de estágio com o Governo de Mato Grosso ocorreu há pouco mais de um ano, entre os meses de fevereiro e março de 2020.

A engenheira florestal Tatiane Pereira Gilioli, estagiária de pós-graduação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), conta que está em seus planos futuros tornar-se servidora pública e que o estágio com o Governo é uma oportunidade de conhecer melhor a área. Tatiane é pós-graduanda em topografia aplicada e geoprocessamento.

“Eu optei pelo estágio para conhecer melhor o serviço público. Quando recebi um e-mail da Escola de Governo falando sobre o curso, o interesse pela área foi o que me motivou inicialmente, a oportunidade de aprender um pouco mais sobre ela, de enriquecer a minha formação profissional e pessoal, além de preencher o meu tempo livre devido a carga horária reduzida do estágio. Resolvi aproveitar a oportunidade”, ressaltou.

A estudante disse, ainda, que a iniciativa da Seplag de oferecer uma capacitação voltada somente para os estagiários do Governo chamou a sua atenção. “Pra mim, pareceu uma forma de cuidado do Estado com as pessoas e a intenção real de trazer experiências profissionais, técnicas e pessoais a todos que ocupam um cargo de estágio no quadro dos servidores”.

 A estagiária Tatiane Pereira Gilioli (a segunda na fileira da esquerda) com sua equipe de trabalho na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Foto por Sema-MT

De acordo com a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Kliemaschewsk, o projeto foi pensado como mais uma oportunidade de incentivar melhorias na formação do conhecimento e no currículo dos estagiários ao alinhar o aprendizado da sala de aula à prática vivenciada no mercado de trabalho.

Para alcançar tal objetivo, o projeto tem como foco o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas. O bloco comportamental aborda temas como comunicação, inteligência emocional, relacionamento interpessoal, postura profissional e ética no serviço público. Já o segundo trata da gestão de projetos e do tempo, dos modelos de gestão pública e da sustentabilidade na administração pública.

A capacitação está sendo ofertada na modalidade de Ensino a Distância (EAD), desde o dia 2 de agosto, de forma exclusivamente autoinstrucional, ou seja, com flexibilidade de tempo e de local de estudo ao aluno. O projeto possui carga horária total de 120 horas/aulas e ao concluí-lo os estudantes receberão a certificação do Estado, emitida pela Escola de Governo.

“Acreditamos que a educação transforma as pessoas e queremos estar ao lado dos nossos estagiários neste momento tão importante de aprendizado”, afirmou Kliemaschewsk.

Mais informações sobre o projeto “Certificação Avançada de Estagiários.gov” podem ser obtidas com a Escola de Governo pelo telefone 3613-3611 ou e-mail eg@seplag.mt.gov.br


Fonte: Nayara Takahara | Seplag-MT