QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Escola de Governo conclui mais uma edição do Programa de Liderança e Coaching para Gestores Públicos

Quarta-feira, 18 de agosto de 2021 | Publicado às 13h58

Gestores da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) participaram da 23ª edição do programa

A A

Gestores da Secel-MT participaram da 23ª edição do Programa de Liderança e Coaching para Gestores Públicos. - Foto por: Ariane Martins

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, concluiu a 23ª edição do Programa Liderança e Coaching para Gestores Públicos. Nesta edição foram atendidos 15 gestores da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), entre o titular da pasta, secretários adjuntos e superintendentes.

A metodologia coaching foi institucionalizada no Executivo estadual como ferramenta de gestão pública, por meio do Decreto nº 1.065/2017. À época, o programa concedeu a Mato Grosso o título de pioneiro na implantação do coaching no serviço público.

O secretário da Secel, Alberto Machado, destacou a importância do programa e da participação das lideranças da pasta no treinamento. “Participar do curso já reacendeu a necessidade da compreensão da Secretaria como um todo, da relevância da integração dos gestores com os liderados e também entre setores. É um programa fundamental para a eficiência do setor público, pois nos reforça conhecimentos de gestão, como de tempo, de resultados e do trabalho em equipe”. 

De acordo com a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Kliemaschewsk, o objetivo do programa é transformar a cultura na administração pública, “potencializando os resultados e benefícios que atingem todas as esferas de governo e a sociedade”, disse.

O coaching é uma ferramenta de gestão e liderança que promove o desempenho individual e coletivo e “traz uma melhora nos resultados pessoais e profissionais das pessoas”, explicou a servidora pública e a coach idealizadora da ação, Tatiane Barbieri.

Nesta edição do programa, apenas líderes de órgãos e entidades participaram do treinamento. “A proposta foi desenvolver a alta liderança para que perceba as oportunidades e quebre crenças que a impede de empreender junto a suas equipes. Foi muito importante a participação dos secretários da Secel para a efetivação dos resultados. Todas as secretarias deveriam aderir para que o processo seja acelerado”, ressaltou a coach.

“Foi uma semana extremamente produtiva. Estar aqui junto com nossos liderados, parceiros, fazendo essa formação foi muito importante”, avaliou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho.

“Às vezes as atribuições do dia a dia engolem a nossa rotina e não dá tempo de parar e pensar os nossos processos, os andamentos e como a gente vai fazer para evoluir e desenvolver um trabalho melhor, dar mais respostas para a nossa sociedade. Então esse momento foi muito importante e eu quero agradecer a Escola de Governo, ao secretário Basílio Bezerra, a secretária Marioneide, a coah Tatiane e toda sua equipe por esse trabalho brilhante e por tudo aquilo que fazem pela formação dos nossos servidores aqui em nosso Estado”, completou Carvalho.

Para mais informações sobre o programa acesse o site da Escola de Governo ou entre em contato telefones 3613-7745/3642.


Fonte: Assessoria | Seplag-MT