AÇÕES PREVENTIVAS

Governo de MT reforça medidas de prevenção à Covid-19 no serviço público

Quinta-feira, 29 de julho de 2021 | Publicado às 12h41

O Estado instituiu teletrabalho, revezamento e tem afastado servidores contaminados e aqueles que tiveram contato com quem testa positivo

A A

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado tem atuado fortemente na divulgação de informações e orientações aos servidores, realizando diversas ações no sentido de conter a disseminação da Covid-19 nos órgãos públicos estaduais.

O Governo instituiu teletrabalho para os grupos de risco e revezamento, e tem afastado os servidores que testam positivo para o coronavírus ou têm contato com casos confirmados de Covid-19, ou que apresentem sintomas gripais como tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade em respirar, além de realizar a desinfecção dos setores.

O Estado também fez aquisição e distribuição de diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras de tecido com três camadas - em acordo com as recomendações técnicas da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag, além de barreiras de proteção em acrílico e totens com dispenser para álcool 70% que foram distribuídos nos órgãos.

Também têm sido realizadas com frequência campanhas de conscientização das medidas preventivas e cuidados básicos na rotina diária como a higienização das mãos, o distanciamento, o uso de máscaras no ambiente de trabalho, a importância da vacina, e cuidados com a saúde física e mental através de videoaulas de meditação, ginástica laboral e treino funcional.

Além disso, o Governo implementou rodas de conversa, acolhimento psicológico, gestão e monitoramento dos casos de Covid-19, além da frequente sanitização e desinfecção de ambientes dos prédios públicos e testagem rápida.

Foram realizados ainda, ao longo da pandemia, 7.953 acompanhamentos psicossociais, oferecendo escuta qualificada, orientações para tratamento e outros procedimentos que favoreçam a melhoria das condições de saúde, bem-estar e reinserção laboral nos órgãos.

A Secretaria de Planejamento e Gestão emitiu notas técnicas em Saúde e Segurança no Trabalho a todos os órgãos com orientações de higiene ocupacional e prevenção ao coronavírus.

Foram emitidas mais de cinco mil notificações aos servidores que contraíram Covid-19 com orientações sobre o período de isolamento, medidas de higiene respiratória e distanciamento social que permitiram às equipes de Saúde e Segurança do Trabalho dos órgãos monitorarem e acompanharem esses casos.

O Governo ofereceu também capacitação profissional para a complementação da jornada de trabalho dos servidores em trabalho remoto durante todo período.

Por fim, foram criadas ferramentas de monitoramento epidemiológico, como o Boletim de Indicadores da Covid-19, disponibilizado aos setores de saúde e segurança do trabalho para tomada de decisão rápida nos momentos de aumento da curva de infecção.


Fonte: Assessoria| Seplag