QUALIFICAÇÃO

Escola de Governo se fortalece como Instituição de Ensino Superior

Quarta-feira, 21 de julho de 2021 | Publicado às 14h56

Colegiado de Ensino aprova Projeto Pedagógico e Plano de Desenvolvimento institucionais

A A

O Colegiado de Ensino da Escola de Governo, unidade ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), aprovou esta semana o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ambos com vigência entre 2021 e 2025. A aprovação dos documentos fortalece o órgão como Instituição de Ensino Superior (IES).

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, quem ganha com isso é a população. “Este fortalecimento da Escola de Governo trará benefícios diretos à população, pois com a melhoria da qualificação de nossos servidores, consequentemente quem ganha é a sociedade com a prestação de serviços públicos de excelência”.

Segundo a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, os instrumentos aprovados fazem parte de várias ações da Escola de Governo para fortalecê-la enquanto Instituição de Ensino Superior. “A atuação do Colegiado de Ensino fortalece, democratiza e torna transparente as ações da Escola de Governo, permitindo assim uma resposta mais adequada à formação dos servidores e à sociedade em geral”.

Divulgação

 

Os dois são importantes instrumentos político, pedagógico, de gestão e de planejamento. O PPI serve para projetar o futuro da instituição, estabelecendo diretrizes que levem ao seu avanço contínuo. Já o PDI trata sobre as normativas do Conselho Estadual de Educação que versam sobre estruturação, articulação com os instrumentos de planejamento, ampliação da oferta de cursos e de inovação.

O PDI é composto pelo perfil institucional (identificação da IES, histórico, missão, objetivos, metas com foco nos objetivos gerais); planejamento e gestão institucional (objetivos e metas do planejamento e gestão, organização acadêmica e administrativa, planejamento e organização pedagógica, oferta de cursos e programas, infraestrutura física e acadêmica, aspectos financeiros e orçamentários); e avaliação e acompanhamento do desempenho institucional (objetivos e metas para a avaliação e acompanhamento, projetos de acompanhamento e avaliação).

A Seplag também tem estruturado a Escola de Governo com o objetivo de oferecer meios que auxiliem na melhoria do desempenho do serviço público aprimorando e valorizando os servidores pela qualificação profissional, pautada pela eficiência, eficácia e efetividade.

Para tanto incluiu em sua estrutura o Colegiado de Ensino, a Comissão Própria de Avaliação, e os núcleos docentes estruturantes de cursos, pós-graduação e editorial da Revista da Escola de Governo do Estado de Mato Grosso.

 


Fonte: D`Laila Borges | Seplag