NO AMBIENTE DE TRABALHO

Governo de MT reforça medidas de prevenção à Covid-19 no serviço público

Quarta-feira, 09 de junho de 2021 | Publicado às 17h30

Equipamentos de proteção foram adquiridos em parceria entre o Governo do Estado, TRT da 23ª Região, MPTMT e OAB Seccional de Mato Grosso

A A

Barreira de proteção em acrílico instalada na sala da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag. - Foto por: Nayara Takahara | Seplag-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), adquiriu 50 mil máscaras faciais, 857 barreiras de proteção em acrílico e 75 totens com dispenser para álcool 70% como reforço das medidas de biossegurança contra a disseminação do coronavírus no serviço público.

Ao custo de R$ 376 mil, os materiais foram comprados com o apoio do Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas – formado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Ministério Público do Trabalho (MPTMT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional de Mato Grosso –, que por meio de uma cooperação com o Governo destinou, em abril de 2020, o recurso de R$ 1,05 milhão para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ações de combate à covid-19 no Estado.

Mesmo com o avanço da vacinação em Mato Grosso, o titular da Seplag, Basílio Bezerra, reforça aos servidores que os esforços para conter a expansão do vírus no Estado continuam e que é fundamental a manutenção das medidas preventivas e cuidados básicos na rotina diária como a higienização das mãos, o distanciamento e o uso de máscaras no ambiente de trabalho.

“A compra desses equipamentos demonstra o cuidado e a preocupação do Governo com seus servidores ao promover mais uma vez a sensibilização e o estímulo ao autocuidado para conter o avanço da contaminação não só pelo coronavírus, como também pelos demais vírus e bactérias que serão eliminados com a simples ação de higienizar as mãos, o que não dispensa os demais cuidados”, acrescentou Basílio.

Para o juiz auxiliar da presidência do TRT 23ª, Ivan Tessaro, a parceria com a Seplag tem se mostrado “bastante exitosa”. “Somos testemunhas do zelo e do cuidado nas aquisições, pautadas pela preocupação em obter produtos de qualidade pelo melhor preço. Essa postura deixa o comitê seguro para seguir com a parceria, afinal de contas, o objetivo é fazer com que tais valores, oriundos de processos coletivos nos quais grandes empresas foram condenadas pelo descumprimento generalizado da legislação trabalhista, sejam revertidos em favor da sociedade”, disse.

Totens para álcool 70% nas recepções das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp), respectivamente. Foto Arquivo.

Totens para álcool 70% nas recepções das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp), respectivamente.

Parte dos totens que chegaram já foram distribuídos para os órgãos e autarquias do Governo. Além do pedal, os equipamentos possuem alavancas para o acionamento por pessoas com deficiência (PcD). A presidente do Mato Grosso Saúde, Misma Thalita dos Anjos, e a secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, agradeceram a doação.

“Este material é de fundamental importância e contribuirá para ampliarmos os cuidados contra a covid-19 com os nossos beneficiários e servidores, uma vez que estamos com as portas abertas para atendimento ao nosso público”, lembrou a presidente.

“Ficamos muito felizes por receber o totem, que vai nos ajudar muito a ampliar ainda mais nossas ações de prevenção nesse momento de pandemia. Todo cuidado continua sendo extremamente importante”, acrescentou Barbosa.

As máscaras adquiridas são de tecido com três camadas, uma de tecido Delfim Protect na parte frontal, com eficiência de filtração bacteriana; e duas filtrantes 100% algodão. Foto Nayara Takahara

As máscaras adquiridas são de tecido com três camadas, uma de tecido Delfim Protect na parte frontal, com eficiência de filtração bacteriana; e duas filtrantes 100% algodão.

A primeira remessa com 1.800 máscaras chegou na tarde desta segunda-feira (7) e até o final da semana um terço das barreiras em acrílico deve ser entregue na Seplag. Ambos os materiais serão destinados aos servidores do Governo.

As máscaras adquiridas são de tecido com três camadas, uma de tecido Delfim Protect na parte frontal, com eficiência de filtração bacteriana, promovendo mais segurança e conforto; e duas filtrantes 100% algodão, de acordo com as recomendações técnicas da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag.

Somente no ano passado, através da mesma parceria com o Comitê, o Governo distribuiu mais de 170 mil máscaras de tecido para a população mato-grossense. O recurso também foi utilizado para a compra de materiais para a sanitização e a desinfecção de ambientes dos prédios públicos pelo Corpo de Bombeiros.  


Fonte: Nayara Takahara | Seplag-MT