LIVE OUTUBRO ROSA

Seplag promove bate-papo sobre câncer de mama, autocuidado e emoções durante a pandemia

Quarta-feira, 07 de outubro de 2020 | Publicado às 18h34

Live será transmitida no dia 15 de outubro, às 15h, pelo canal da Seplag no YouTube. Ação faz parte da campanha interna "Outubro Rosa - Prevenir é uma das melhores formas de lutar!"

A A

Seplag-MT promoverá no próximo dia 15 de outubro em seu canal no YouTube, às 15h, o ?Bate-papo: Autocuidado e Emoções na Pandemia?.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) promoverá no próximo dia 15 de outubro em seu canal no YouTube, às 15h, o “Bate-papo: Autocuidado e Emoções na Pandemia”. A realização é uma iniciativa da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica (SAAS), por meio da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho, e tem como público-alvo todos os servidores do Executivo estadual.

A ação faz parte da campanha “Outubro Rosa - Prevenir é uma das melhores formas de lutar!”, que tem o intuito de conscientizar todos os colaboradores, mulheres e homens, quanto a necessidade de ações preventivas no combate ao câncer de mama e, principalmente, chamar a atenção para a importância da participação da família nos cuidados que envolvem o fator psicológico dessas pessoas.

“A proposta dessa live é promover um momento de reflexão que possibilite esse olhar multidimensional sobre a doença, considerando fatores fisiológicos e psicológicos”, explica a psicóloga e coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag, Katya Rodrigues.

Segundo Katya, o medo da morte, a interrupção de planos futuros, mudanças no papel social e do estilo de vida, na sexualidade e na autoestima, bem como as preocupações financeiras são responsáveis por elevar o nível de estresse e angústia emocional dos pacientes com câncer. Nesse contexto, “familiares e amigos têm um papel fundamental”, reforça.

Para abordar esses, entre outros aspectos do assunto foram convidadas para o bate-papo a enfermeira obstétrica do Hospital Universitário Júlio Müller, Eloisa Helena Kubiszeski, especialista em genética humana; e a psicóloga Ana Cristina Barros Fróes, membro da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia do Rio de Janeiro e terapeuta de casal e família.

Como parte da campanha, a Seplag incentiva todos os servidores a vestir-se com a cor rosa na data da live, como uma forma de colaboração para a conscientização sobre o tema.

Para acompanhar a transmissão do bate-papo é necessário se inscrever AQUI.  Outras informações com a Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho pelo telefone (65) 9 9222-4568.  Confira AQUI o canal da Seplag-MT no YouTube.


Fonte: Nayara Takahara | Seplag