SIMPLIFICAÇÃO

Servidores podem agendar aposentadoria pelo Portal do Servidor a partir de segunda-feira (24)

Sexta-feira, 21 de agosto de 2020 | Publicado às 14h17

Com o objetivo de facilitar e melhorar os serviços ofertados aos servidores, a partir de novembro, as aposentadorias serão feitas remotamente

A A

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Mato Grosso Previdência firmaram uma parceria para a realização dos agendamentos de aposentadoria por meio do Portal do Servidor. A funcionalidade estará disponível a partir da próxima segunda-feira (24). O Portal do Servidor, gerido pela Seplag, permitirá ao servidor realizar o agendamento e todo acompanhamento do processo de forma online. Os pedidos serão analisados por ordem cronológica.

A medida trará mais facilidade, economicidade e democratizará o procedimento, já que os agendamentos não serão limitados a uma data, como é feito atualmente. O servidor que estiver apto poderá acessar a aba “Previdência”, realizar o agendamento a qualquer dia e horário, além de acompanhar o andamento do processo. A ordem de análise seguirá os protocolos de agendamento, obedecendo sempre a capacidade operacional do MTPREV.

Para o titular da Seplag, Basílio Bezerra, a medida simplifica, democratiza o procedimento e traz mais facilidade para o servidor público. “Além de todos os benefícios para o servidor, estamos digitalizando cada vez mais os serviços do Estado. Isso simplifica os procedimentos e traz mais economia para aos cofres públicos”.

Para acessar o portal, o servidor deve ter email cadastrado no Sistema Estadual de Administração de Pessoal (Seap). Caso ainda não possua acesso ao portal, o servidor deve clicar na opção "esqueci a minha senha", e em seguida receberá um e-mail com um link para confirmar a alteração de senha.  Após a confirmação pelo e-mail, será enviada uma senha provisória, que, por segurança, deverá ser trocada no primeiro acesso.

Vale lembrar que o servidor que não tem e-mail cadastrado no Seap, deve procurar a gestão de pessoas de seu órgão de origem e fazer a solicitação.

Conforme o diretor-presidente do MT Prev, Elliton Oliveira de Souza, a nova modalidade de agendamento proporciona mais praticidade ao servidor, que terá o seu pedido de aposentadoria registrado por ordem de protocolo, e poderá ser acompanhado pela internet.

O Portal do Servidor é uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em que o servidor ativo, aposentado e pensionista tem acesso ao holerite, histórico funcional, extrato de férias e licença-prêmio, vínculo funcional, contribuição previdenciária e cédula C. Ele visa facilitar e centralizar as informações sobre a vida funcional dos servidores públicos do Estado.

Aposentadoria remota

Outra novidade prevista para novembro é concessão da aposentadoria remota. A medida tem o objetivo de facilitar e melhorar os serviços ofertados aos servidores, e também será realizado mediante acesso pelo Portal do Servidor. Assim, aqueles residem no interior do Estado não precisarão mais se deslocar à Cuiabá para se aposentarem. A concessão remota será opcional e, caso o funcionário público deseje, poderá se aposentar também presencialmente no MTPREV.

Atualmente, após o agendamento, os servidores do interior precisam se deslocar até Cuiabá para efetivarem o processo de aposentadoria.

Confira o passo a passo anexado e saiba como fazer seu agendamento.


Fonte: D`Laila Borges- Seplag