COVID-19

Governo entrega cerca de 300 mil testes e rápidos medicamentos aos municípios de MT

A A

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), começa a enviar aos 141 municípios do estado aproximadamente 300 mil testes rápidos, a partir desta terça-feira, dia 21. Para muitos municípios também estão sendo enviados kits covid, com medicamentos para o tratamento da doença. A intenção é contribuir com o aumento da capacidade de testagem dos municípios.//

A decisão foi tomada pelo governador Mauro Mendes, durante reunião do Comitê de Situação da Covid-19 que aconteceu na manhã desta terça-feira./ Segundo Mauro Mendes, a base de cálculo utilizada para distribuição dos testes é o percentual de 8,5% da população de cada município.

Sonora Mauro Mendes

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça que a SES incentiva a testagem no estado e lembra que já há comprovação que não é apenas por meio do teste que se pode chegar ao diagnóstico. O teste clínico também pode determinar se o paciente está com covid-19 ou não.//

O secretário explicou que o envio é um auxílio aos municípios, assim como o  Centro de Triagem, em Cuiabá, onde o governo busca atuar no sentido de auxiliar o atendimento executado pela atenção primária, que é de responsabilidade das prefeituras municipais.

Sonora Gilberto Figueiredo

Foram adquiridos pela SES, na China, 400 mil testes que custaram cerca de R$ 17,83 a unidade, valor muito abaixo da média; todos os testes foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já outros 100 mil testes foram doados pela empresa JBS, por meio do programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”, e vai auxiliar no funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal.


Fonte: Por Elisete Mengatti