EFICIÊNCIA NA GESTÃO

Seplag lança portal de gestão de processos do Estado

Sexta-feira, 29 de maio de 2020 | Publicado às 15h43

Além de democratizar o acesso à informação, o objetivo é padronizar, organizar e facilitar o trabalho dentro da administração pública

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A Seplag é a primeira secretaria do Executivo estadual a ter um portal de gestão por processos. Foto: Éverton Anunciação

Com objetivo de padronizar, organizar e facilitar o trabalho na administração pública estadual, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou nesta sexta-feira (29.05) os portais Gestão por Processos da Seplag e Escritório de Processos do Estado de Mato Grosso.

A Seplag é a primeira secretaria do Executivo estadual a ter um portal de gestão por processos. Nele podem ser consultadas informações sobre o manual técnico de processos e procedimentos, identidade organizacional, base legal e sistemas corporativos, além da cadeia de valor da pasta, onde estão mapeados em fluxos os processos finalísticos da Secretaria.

Já no endereço do Escritório de Processos do Estado, que está agrupado ao sistema do primeiro portal, é possível ter acesso à metodologia de gestão por processos aplicada na administração pública estadual, à agenda de eventos e capacitações, entre outros dados.

Segundo o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Anildo Correa, democratizar o acesso à essas informações promove no serviço público a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho.

“A gestão por processos auxilia na produtividade da organização, na qualidade dos serviços prestados à população e na redução de custos para o Estado ao proporcionar maior eficiência aos processos e procedimentos”, afirmou.

A superintendente de Desenvolvimento Organizacional (SDO), Maria Teresa de Mello Vidotto, comemorou o lançamento dos portais e destacou a importância do manual técnico para o Executivo estadual.

“A manualização permite a reunião de informações de forma sistematizada, criteriosa e segmentada. Além disso, deve atuar como instrumento facilitador do funcionamento da organização. A informatização dessas informações torna mais acessível ao público os procedimentos e processos governamentais. Agradecemos todos os envolvidos que contribuíram para a concretização desse projeto”, acrescentou.

As plataformas foram criadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Seplag), em parceria com a SDO/Seplag, sem qualquer custo extra para o Estado.

A divulgação dessas rotinas de trabalho gera maior profissionalização dos serviços, uma vez que permite a elaboração de indicadores de desempenho e a transparência das informações ao público externo”, reforçou a gestora governamental do NGER/Seplag, Cristiane Sanches.

Clique aqui para ter acesso aos portais.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara)


Fonte: Éverton Anunciação | Seplag