AÇÕES PREVENTIVAS

Governo de MT realiza sanitização e desinfecção em órgãos do Executivo

Quinta-feira, 21 de maio de 2020 | Publicado às 15h01

A limpeza e a desinfecção de superfícies e ambientes são realizadas com quaternário de amônia de última geração, produto químico que produz resultado altamente eficiente

A A

- Foto por: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), está realizando sanitização e desinfecção de ambientes em órgãos e entidades do Executivo. O trabalho é realizado por meio de uma parceria firmada com o Tribunal Regional do Trabalho - 23ª região e o Ministério Público do Trabalho, que têm apoiado diversas ações do Estado no combate ao coronavírus.

A medida visa garantir a manutenção das medidas sanitárias preventivas à disseminação da Covid-19, protegendo os servidores públicos que estão atuando em escala de revezamento e, consequentemente, a população que frequenta esses órgãos.

Já passaram pelo procedimento as secretarias de Planejamento e Gestão, Educação, Assistência Social e Cidadania, e Fazenda, incluindo os postos fiscais. Outras secretarias também passarão pelo procedimento.

A limpeza e a desinfecção de superfícies e ambientes que a Seplag está realizando, aliadas ao uso da máscara e do álcool 70%, são essenciais na prevenção da Covid-19. São realizadas com quaternário de amônia de última geração, produto químico com registro na Anvisa que produz um resultado altamente eficiente e superior ao cloro e o hipoclorito de sódio.

O serviço tem sido realizado por meio de técnicas de nebulização, atomização ou termonebulização e inclui paredes, tetos, pisos e mobiliários, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Divulgação

 

Para o titular da Seplag, Basílio Bezerra, essa descontaminação dos ambientes públicos é fundamental para que os servidores trabalhem mais protegidos.

“Temos adotado todos os cuidados necessários de combate na disseminação do coronavírus e essa é mais uma ação que faz parte dessas medidas preventivas. Precisamos proteger aqueles que tocam a máquina pública. Essa é nossa grande preocupação neste momento de pandemia”.

Outras parcerias

O TRT e o MPT têm sido parceiros do Estado em várias ações de combate ao coronavírus. Por meio de parceria firmada por intermédio da Seplag já foram viabilizados R$ 1,05 milhão para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da segurança pública. Ainda foram entregues cerca de 150 mil máscaras de proteção artesanais para servidores do Estado e população, cinco mil máscaras N95 para profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), e óculos de proteção.

O envio dos recursos foi aprovado pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas, formado pelo TRT de Mato Grosso, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O juiz auxiliar da presidência do TRT, Ivan Tessaro, ressaltou a parceria com a Seplag em prol dos servidores e a população.

“Mais uma vez nos associamos à Seplag haja vista que o projeto apresentado atende aos fins buscados pelo comitê, que prima por ambientes de trabalho mais saudáveis. Além disso, neste caso em particular, o benefício será para toda a sociedade, pois o atendimento presencial nos órgãos públicos de todo os Estado se dará em locais com menor risco de contágio em face das medidas de sanitização e desinfecção viabilizadas pelo repasse do valor feito pelo comitê”.

Divulgação

 

Também foram viabilizados recursos para aquisição de cerca de 4 mil cestas básicas para a campanha “Vem ser mais Solidário– MT unido contra o coronavírus”, liderada e coordenada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

Todos os recursos doados para ajudar no combate a pandemia da Covid-19 advêm de ações ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT-MT).

Conforme a procuradora-chefe em exercício do MPT, Thaylise Campos Coleta de Souza Zaffani, é essencial que todas as instituições somem esforços para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 e que, em todo o país, seja garantindo aos servidores condições de trabalho seguras.

“O fomento de iniciativas que visam a melhoria de tais condições tem sido o foco mais recente de atuação do Ministério Público do Trabalho, que por meio da destinação de recursos provindos de ações judiciais, tem, em conjunto com a Justiça do Trabalho, possibilitado várias ações”.


Fonte: D`Laila Borges | Seplag-MT
Imprimir