CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Seplag oferta mais quatro cursos para servidores em grupo de risco, teletrabalho e revezamento

Quinta-feira, 30 de abril de 2020 | Publicado às 14h02

Cursos de capacitação profissional devem ser feitos, obrigatoriamente, por servidores que se enquadram na IN 08/2020/Seplag

A A

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência da Escola de Governo, disponibiliza mais quatro opções de cursos de capacitação profissional para a complementação da jornada de trabalho dos servidores públicos, durante o período da pandemia da Covid-19.
Conforme definido no Decreto n° 416/2020, em caráter excepcional e temporário, o período diário de trabalho no âmbito do Executivo estadual passou a ser das 7h30 às 13h30. As exceções são as atividades sujeitas a regimes especiais de jornada, regulamentadas em norma específica.
Os servidores que se enquadram no disposto na Instrução Normativa 08/2020/Seplag devem, obrigatoriamente, realizar os cursos. A medida aplica-se à efetivos, comissionados, contratados e estagiários e visa o estímulo ao aperfeiçoamento técnico do funcionalismo público na prestação de serviços.
As inscrições devem ser realizadas no site da Escola de Governo, onde também há informações sobre os cursos que serão disponibilizados em materiais digitais. Aquele que não puder acessar o material digital da opção escolhida poderá solicitar o arquivo impresso. Clique aqui para se inscrever.
Até o momento, foram ofertados 11 cursos de capacitação profissional para os servidores em isolamento social. Três na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com realização no ambiente virtual de aprendizagem da Superintendênciae oito por meio do envio de material digital.
Segundo o superintendente da Escola de Governo, Josué Ribeiro, o curso “Elaboração de Termo de Referência” é uma novidade nesta lista de opções, pois essa é a primeira vez que o assunto não será abordado de forma presencial e não será restrito a um público específico. Outras duas capacitações devem ser lançadas em breve, adiantou.
Confira os cursos ofertados:
- Elaboração de Termo de Referência
Carga horária: 30 horas
Objetivo da aprendizagem: Oferecer aos servidores públicos estaduais a oportunidade de refletir sobre elaboração do Termo de Referência estabelecido pelo Decreto Estadual n° 840 de 2017. Conhecer os itens essenciais neste instrumento com o objetivo de potencializar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos processos de contratação pública.
- Comunicação não violenta
Carga horária: 30 horas
Objetivo da aprendizagem: Promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, capacitando os servidores públicos para atuarem como agentes de liderança e inovação, fomentando ações de desenvolvimento comportamental com foco na eficácia da gestão pública e desenvolver a habilidade de comunicar com clareza e objetividade.
- Inteligência emocional
Carga horária: 30 horas
Objetivo da aprendizagem: Compreender o conceito de inteligência emocional, desenvolver habilidades emocionais, conscientizar sobre a importância do controle das emoções para o seu bem-estar, bom convívio social e maior produtividade no ambiente de trabalho, apresentando ferramentas que auxiliem a autoconsciência e desenvolvimento da inteligência emocional, utilizando técnicas de relaxamento, autocontrole e automotivação.
- Postura profissional e ética no serviço público
Carga horária: 30 horas
Objetivo da aprendizagem: Aprimorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho dos servidores públicos do Poder Executivo de Mato Grosso.

Fonte: Nayara Takahara | Seplag