PESQUISA QUALITATIVA

A A

O Governo do Estado de Mato Grosso elaborou com a participação da sociedade, durante o ano de 2005, o Plano de Longo Prazo do Estado de Mato Grosso, o MT + 20. Naquele momento foram efetuadas 99 (noventa e nove) entrevistas com representantes da sociedade civil mato-grossense, e também, foram realizadas oficinas e capacitações de técnicos do Governo o que garantiu a mais ampla transparência do processo e o respeito pela pluralidade de interesses dos que integram a sociedade.

Foi solicitado aos participantes, durante a realização das entrevistas, que indicassem os problemas mais graves e os entraves que dificultavam o desenvolvimento de Mato Grosso, assim como, as potencialidades e vantagens comparativas que o Estado dispunha para promover o desenvolvimento sustentável. E também, como aproveitar as oportunidades e, ao mesmo tempo, se defender das ameaças tanto no contexto externo nacional quanto no mundial. As entrevistas procuraram também captar a percepção dos atores e agentes do Estado em relação a essas oportunidades e ameaças.

Os participantes manifestaram suas opiniões sobre as ações que deveriam ser tomadas pelo Governo do Estado para direcionar o processo de desenvolvimento e quais ações deveriam fazer parte do Plano Estratégico, vale dizer, preparar Mato Grosso para o futuro, a fim de aproveitar as oportunidades e vencer os desafios. No relatório síntese das entrevistas, de acordo com a freqüência obtida, foram elencados: os problemas, as potencialidades, as oportunidades e as ameaças consideradas de maior impacto sobre o desenvolvimento de Mato Grosso, assim como, as ações consideradas prioritárias para orientar o planejamento estratégico do desenvolvimento do Estado.

Passados cinco anos da elaboração do Plano, o Governo do Estado considerou oportuno e necessário fazer revisões e atualizações no plano, para avaliar os avanços alcançados, as metas, redefinir e reorientar os programas e estratégias. Esta atualização do MT+20 oferece as bases e define as prioridades estratégicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015.

Como parte central do processo da revisão e atualização do MT+20, foi realizada uma nova bateria de entrevistas. Foram 48 (quarenta e oito)
entrevistados no Governo e na Sociedade Civil – partindo do que tinha sido formulado em 2005, para testar a pertinência e atualidade dos principais problemas, potencialidades, oportunidades e ameaças que orientaram a elaboração do Plano estratégico. As entrevistas foram realizadas durante os meses de novembro e dezembro de 2010 e foram estruturadas em três blocos:

1. apresentação ao entrevistado da lista dos cinco principais itens definidos em 2005 para os problemas, as potencialidades, as oportunidades e as ameaças (com maior freqüência e densidade de respostas na formulação do MT+20). Foi questionado, ainda, se as consideravam pertinentes e foi solicitada a explicação dessa percepção;

2. solicitação aos entrevistados que registrassem os novos problemas, as novas potencialidades, as novas oportunidades e as novas ameaças que percebiam, naquele momento, na realidade interna ou no contexto externo de Mato Grosso e que complementassem ou reformulassem o que tinha sido considerado na elaboração do MT+20;

3. solicitação aos entrevistados que recomendassem as ações consideradas necessárias para a preparação de Mato Grosso para os desafios do futuro, como enfrentar e equacionar os principais problemas e aproveitar as principais potencialidades.

O presente relatório é o resultado da análise dessas entrevistas realizadas e foram levados em consideração tanto os aspectos quantitativos como qualitativos das inferências obtidas. Neles os participantes puderam expressar livremente suas opiniões sobre a concordância ou não do que tinha sido formulado no passado e sobre sua percepção das novas condições do desenvolvimento, assim como das ações necessárias e prioritárias. Convém considerar também que o entrevistado poderia fazer mais de um comentário sobre cada questão formulada, de modo que o número de respostas não teria que ser, obrigatoriamente, igual ao número de entrevistas realizadas.

É necessário salientar, ainda, no que se refere à liberdade de expressão dos participantes, que foram considerados todos os argumentos apresentados, mesmo que entre alguns deles tenham ocorrido contradições. A equipe técnica, que se dedicou ao levantamento e consolidação do processo participativo, não é responsável por qualquer das opiniões apresentadas, pois procurou ser fiel às declarações de cada participante.

O material gerado e organizado pelas entrevistas permitiu definir um novo conjunto de fatores – internos e externos – fundamentais para a revisão das prioridades estratégicas de desenvolvimento a médio e a longo prazo em Mato Grosso, vale dizer, a revisão e atualização do MT+20 para o horizonte de vinte anos. Foram realizados, do ponto de vista metodológico, os seguintes passos analíticos:

1. desconsideração dos fatores identificados em 2005 que não foram percebidos como relevantes e pertinentes nesta nova rodada de entrevistas, dos cinco principais listados em cada fator (problemas, potencialidades, oportunidades e ameaças). Foram mantidos apenas os que tiveram confirmação acima de 65% e os que não tiveram rejeição superior a 20% (percentuais que representam confirmação total e parcial de 80%).

2. adoção de novos fatores (problemas, potencialidades, oportunidades e ameaças) que receberam a mais alta freqüência (densidade de respostas) entre os entrevistados;

3. elaboração de um novo conjunto de fatores (problemas, potencialidades, oportunidades e ameaças) com a soma dos que foram confirmados com os novos propostos de alta frequência.

Como a formulação das propostas de ação não teve como base a análise do que tinha sido definido em 2005, o tratamento das informações foi feito procurando identificar a freqüência das indicações dos entrevistados, de modo a selecionar as de maior densidade.

O relatório está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo estão contidas, sistematicamente, as opiniões formuladas pelos entrevistados sobre os principais problemas que se apresentam ao desenvolvimento do estado de Mato Grosso. São resultantes do processo de identificação das duas etapas da consulta sobre esta questão: sobre o rol dos 05 (cinco) problemas considerados como mais importantes entraves ao desenvolvimento do Estado. Os problemas foram destacados na consulta realizada em 2005, mas foi questionado se no entender deles, na atualidade, estes problemas continuavam a ter a mesma importância e os mesmos impactos sobre o desenvolvimento do Estado, ou  se já não eram mais pertinentes, ou se teriam reduzida a possibilidade de influência. E, complementarmente, quais os problemas que, na visão dos entrevistados, deveriam ser incluídos por ter mais impactos.

No segundo capítulo está apresentada, da mesma forma, a sistematização das opiniões dos entrevistados sobre as principais potencialidades que existem no Estado, para o enfrentamento dos seus problemas e para a base do planejamento do desenvolvimento sustentável.

O conteúdo do terceiro capítulo diz respeito à sistematização das opiniões dos entrevistados sobre as maiores oportunidades identificadas no ambiente externo e que, se aproveitadas, dinamizariam o processo de desenvolvimento de Mato Grosso. Manteve-se a mesma metodologia  adotada nas etapas anteriores, ou seja, inicialmente o questionamento sobre a pertinência ou não, na atualidade, das 05 (cinco) principais oportunidades oferecidas pelo ambiente externo para incrementar o desenvolvimento local e, num segundo momento, sobre que novas oportunidades se apresentam e que deveriam ser aproveitadas.

O quarto capítulo trata da sistematização das opiniões dos entrevistados sobre quais são as mais fortes ameaças identificadas no ambiente externo e que podem dificultar o desenvolvimento de Mato Grosso, se não enfrentados racionalmente pelo planejamento estratégico. Manteve-se a metodologia de sistematização adotada nas fases anteriores.

O quinto e último capítulo sistematiza, de acordo com a metodologia adotada para a consulta à sociedade na revisão do Plano Estratégico do Estado de Mato Grosso, as referências às ações consideradas prioritárias pelos entrevistados e que deveriam ser incluídas no plano de desenvolvimento do Estado.

Clique aqui e faça o download do arquivo Plano de Longo Prazo: Relatório da Pesquisa Qualitativa - Volume II