ESTUDO RETROSPECTIVO

A A

O processo de atualização do Plano de Longo Prazo (PLP) de Mato Grosso foi iniciado por três atividades concomitantes de reflexão: Pesquisa Qualitativa (PQ) que revisou a pesquisa com lideranças e atores da sociedade mato-grossense, realizada em 2005, a avaliação do plano nos primeiros quatro anos de implementação das prioridades estratégicas e metas globais e o Estudo Retrospectivo (ER) que tem por objetivo atualizar a evolução socioeconômica e ambiental de Mato Grosso dos últimos anos.

Este relatório apresenta a revisão e a atualização das informações básicas para redefinir as prioridades estratégicas e as metas globais do estado de Mato Grosso para o período de 2011 a 2021, bem como, elaborar o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado, quadriênio de 2012-2015.

O Estudo Retrospectivo contém seis capítulos. O primeiro apresenta uma caracterização geral do Estado. O segundo capítulo trata da dinâmica recente da economia, incluindo uma interpretação da estrutura produtiva do Estado e das principais cadeias de negócios e o desempenho das finanças públicas estaduais.

É tratada, no terceiro capítulo, a dimensão sociocultural que consubstancia análises dos principais indicadores nos últimos anos. O quarto capítulo destaca o comportamento de variáveis relativas a educação, conhecimento e inovação e ressalta suas importâncias para a competitividade econômica e para a ampliação das oportunidades sociais no Estado. O quinto capítulo é dedicado a análises do ambiente natural do Estado, dimensão fundamental para a sustentabilidade do desenvolvimento de Mato Grosso.

São apresentados, no sexto capítulo, os desafios futuros de Mato Grosso com destaque para suas principais potencialidade e obstáculos ao seu desenvolvimento.

Clique aqui e faça o download do arquivo Plano de Longo Prazo: Estudo Retrospectivo - Volume I