GEOPORTAL

A A

O portal Dados e Metadados de Mato Grosso é uma ferramenta que torna acessível a qualquer interessado informações cartográficas reunidas em mais de 900 documentos, entre cartas, mapas relatórios e memórias técnicas sobre os mais diversos assuntos. Atualmente conta com informações da Secretaria Adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores da Seplan, produzidas ou tuteladas pelas Coordenadorias de Tratamento de Dados e Gestão da Informação, de Cartografia, e de Estudos Geográficos. 

 

A plataforma conta com mais de  320 conjuntos de dados, sendo todos resultados do Diagnóstico Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (DSEE-MT), produzido durante a década de 90 e início dos anos 2000, nas Escadas de 1:250.000. 1:1.000.000 e 1:1.500.000. Há também os dados da base Cartográfica de Mato Grosso na escala 1:100.000. O portal representa um importante avanço no que diz respeito às informações georreferenciadas e é fonte oficial desses conteúdo. Além dos dados geográficas, como mapas e cartas, também abriga um vasto portfólio documental pronto para o download dos pesquisadores contendo relatórios e memórias técnicas sobre os diversos assuntos nele contido.

 

A iniciativa de disponibilização desse portal ocorre em um contexto de facilitação de acesso e transparência da administração pública estadual tornando disponíveis materiais sobre pedologia, recursos hídricos, geomorfologia, solos, entre tantos outros. É destinado a diversos segmentos da sociedade, entre empresas, profissionais ligados ao geoprocessamento e georreferenciamento, estudantes, pesquisadores e o próprio governo.

 

Desenvolvido utilizando software livre, o portal está completamente em conformidade com normas e padrões da Infraestrutura Nacional de Dados Espacial (Inde). Ele será mantido pela Seplan, que deverá promover a adesão das demais secretarias e órgãos ligados ao Executivo estadual.

 

Para acessa-los entre no link (AQUI).