Sobre o SIAGEO

SIAGEO - MMA/SEPLAN

A A

Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, o zoneamento ecológico-econômico (ZEE) constitui uma importante referência para as políticas públicas. Ao oferecer soluções alternativas aos conflitos relacionados à ocupação do território e ao uso de seus recursos naturais, o ZEE busca orientar os tomadores de decisão na adoção de ações convergentes com a conciliação do desenvolvimento socioeconômico e da conservação ambiental, de acordo com as vulnerabilidades e potencialidades do território.

Nesse sentido, o Sistema Interativo de Análise Geoespacial da Amazônia Legal - SIAGEO Amazônia reúne de forma sistematizada as informações geoespaciais utilizadas e produzidas nas diversas iniciativas de ZEE da região, possibilita a visualização e o download de mapas georreferenciados e de informações tabulares de modo interativo, por meio da manipulação de diferentes níveis de informação de acordo com o interesse e a necessidade do usuário. Do mesmo modo, permite efetuar análise espacial de um ponto, linha ou polígono sobre os mapas temáticos inseridos no catálogo, além de disponibilizar aos usuários o acesso aos documentos técnicos e aos marcos legais referentes a cada iniciativa de zoneamento.

Desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, os Governos dos estados da Amazônia Legal e a Embrapa Amazônia Oriental, com recursos da FINEP e CNPq, o SIAGEO Amazônia fornece, assim, uma base de informações territoriais integradas que permite um maior conhecimento do território amazônico, subsidiando a formulação e a espacialização de planos, programas e políticas e contribuindo, dessa forma, para a superação da desarticulação e da sobreposição de ações que incidem sobre a região.

Ao mesmo tempo, busca atender à Lei de Acesso à Informação (lei nº 12.527/2011), que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas, criando um mecanismo que possibilita a qualquer pessoa, física ou jurídica, o acesso a informações públicas de extrema importância para a promoção da gestão territorial da Amazônia brasileira.

 

Ferramentas de Tecnologia da Informação utilizadas

 

Para o desenvolvimento do SIAGEO foi gerado um banco de informações geográficas utilizando o software QuantumGIS e o conteúdo desse banco disponibilizado via web através da customização do software livre i3Geo, Versão 5.0 SP3. Além disso, foram utilizadas as ferramentas de Tecnologia da Informação, sendo elas:

Ubuntu 14.04 (trusty)

Apache/2.4.7

PHP 5.5.9-1 (ubuntu 4.5)

PostgreSQL 9.3.5 e PostGIS 2.1.2

GEOS 3.4.2 (CAPI 1.8.2)

PROJ Rel. 4.8.0, 6 March 2012

LIBXML 2.9.1

GDAL 1.10.1

 

CLICK AQUI PARA ACESSAR O SIAGEO