CENÁRIOS ALTERNATIVOS

CENÁRIOS ALTERNATIVOS

A A

O planejamento é um processo de decisão no qual se estabelecem alternativas e caminhos a serem trilhados e ações necessárias para alcançar o futuro desejado pela sociedade no território para o qual foi planejado. Assim, o planejamento é elaborado, sempre, por antecipações de futuros, alternativos ou desejáveis, que identifiquem tendências e sinais de mudanças, frente aos quais são definidas as estratégias e os caminhos adequados para o desenvolvimento.

Os cenários são descrições de futuro tecnicamente fundamentados que delimitam as incertezas por meio de formulação das hipóteses plausíveis sobre seus prováveis desempenhos, ou seja, são formas sistemáticas e estruturadas de antecipação de futuros que explicitam as hipóteses e delimitam as possibilidades de evolução da realidade e seu contexto e, portanto, ajudando na tomada de decisões.

Nesse sentido, em 2005, Mato Grosso inovou no processo de planejamento estratégico do Estado, ao utilizar da técnica de cenários na elaboração do Plano de Longo Prazo.

A construção dos cenários segue, normalmente, cinco grandes etapas que organizam a reflexão estruturada em torno da realidade observada e do seu contexto externo.

Na primeira etapa, a dos condicionantes futuros, são analisados, os processos que estão em desenvolvimento no presente e, por isso, podem indicar tendências ou sinais de mudança na realidade ou no contexto externo. Na segunda, identifica-se as incertezas críticas que podem ser definidas como alternativas futuras para mundo, Brasil e Mato Grosso, ou seja, os condicionantes mais incertos e de maior influência geral na realidade futura.

Na terceira etapa, definem-se as hipóteses plausíveis dos comportamentos futuros das incertezas críticas. Na quarta etapa, avaliam-se as combinações das diferentes hipóteses que constituem o conjunto das possibilidades do futuro desejado e na quinta etapa são realizadas as análises de consistência das combinações das hipóteses.

Na revisão e atualização dos cenários alternativos de Mato Grosso e dos seus contextos mundial e nacional, as duas primeiras etapas foram realizadas com a participação de representantes da sociedade. As três últimas, foram executadas pela consultoria Multivisão e a equipe técnica do Governo que desenvolveram as análises técnicas das informações com as contribuições dos participantes em relação aos novos condicionantes, incertezas críticas e as hipóteses estabelecidas.

Como o objetivo foi revisar e atualizar os cenários formulados em 2005, para o primeiro ciclo do plano de longo prazo, os participantes foram orientados a avaliar a pertinência e a validade atual dos condicionantes, incertezas críticas e hipóteses formuladas naquele ano.

Desta forma, o documento apresenta os cenários alternativos atualizados de Mato Grosso e antecipa os futuros prováveis do Estado no período de vinte anos. Eles foram elaborados para orientar a revisão e atualização do plano de longo prazo do estado de Mato Grosso elaborado em 2005. Está estruturado em quatro capítulos. No primeiro encontra-se a introdução que apresenta uma breve exposição
sobre o tema e a metodologia utilizada.

O segundo capítulo descreve os cenários mundiais nos quais são mostrados os prováveis comportamentos futuros do contexto internacional e os impactos sobre o Estado. O terceiro capítulo analisa e explicita os cenários do Brasil e organiza as alternativas de futuro com suas influências sobre o desenvolvimento de Mato Grosso. O quarto capítulo explicita os futuros alternativos de Mato Grosso como resultado da interação dos processos exógenos: mundiais e nacionais com as tendências e iniciativas internas ao Estado e consta, por último, a lista de referências.

Clique aqui e faça download do arquivo Cenários Alternativos de Mato Grosso 2011-2031 - Volume III